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7 dicas para ser mais feliz no trabalho

em Destaques
segunda-feira, 05 de dezembro de 2022

Felicidade no trabalho é algo fundamental. Estudos mostram que a condição tem relação direta com a qualidade de vida e evolução profissional. E, ainda, impacta na capacidade de se desenvolver, definir metas e tomar melhores decisões, além de fortalecer os relacionamentos e a saúde como um todo.

Segundo pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, colaboradores felizes são, em média, três vezes mais criativos, 31% mais produtivos, e quando atuam com vendas, são capazes de obter resultados 37% melhores do que colegas desmotivados.
Mas afinal, o que significa ser feliz no trabalho?

“A felicidade na carreira é conquistada quando gostamos de desempenhar as tarefas que nos são atribuídas, nos sentimos bem com os colegas de trabalho, estamos felizes com os benefícios financeiros obtidos e sabemos que somos reconhecidos, respeitados e valorizados”, explica Aliesh Costa, CEO da Carpediem RH, uma das maiores consultorias de RH do país.

“Quando isso acontece, geralmente, o colaborador é mais focado, relaxado e produtivo, e tem, por isso, maior probabilidade de realizar suas tarefas com eficiência”, completa a CEO. A premissa fundamental, segundo a especialista, é baseada na ideia básica de que, para encontrar felicidade no mundo corporativo, você deve projetar o que deseja e traçar metas para sua carreira.

Pensando neste desafio, confira abaixo as recomendações de Aliesh para o trabalho ser uma fonte de realização pessoal:

1) – Mantenha o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal – Estabelecer limites entre seus interesses privados e profissionais é importante para trazer mais estímulo e também reduzir os níveis de estresse e de ansiedade. Temos que nos lembrar que, além de sermos profissionais, temos amigos, família, relacionamentos, sonhos, hobbies, que jamais podem ser renegados pelo trabalho.

2) – Busque um trabalho com propósito – Segundo estudo da Universidade do Alabama, a felicidade no trabalho tem relação direta com você achar seu ofício significativo e acreditar que seus talentos fazem a diferença. É importante enxergar em sua atividade um propósito. Isso traz realização, prazer e motivação.

3) – Tenha uma rotina saudável – Ter uma boa relação com sua mente e corpo é imprescindível para ser bem sucedido em vários aspectos na vida, o que também vale para o trabalho. Sendo assim, regule seus hábitos de sono, imprescindível para melhorar a concentração e a produtividade.

No mais, tenha uma alimentação equilibrada, para garantir que seu corpo funcione bem, e pratique exercícios físicos. Se não gostar de fazer academia, invista em caminhadas, ioga, aulas de dança ou natação. E por fim, não abandone seus hobbies. Para além do físico, a saúde mental também é beneficiada por atividades como pintura, leitura, canto, música e arte, entre outras.

4) – Enxergue motivos para comemorar – Falando ainda em hábitos, outro hábito importante para melhorar as emoções no trabalho é se concentrar na qualidade do que é realizado, e não apenas na quantidade. Atualmente é costume se prender a números, seja de clientes atendidos, seguidores, horas, verbas e relatórios. Entretanto, a quantidade de dígitos não representa todo seu empenho e nem sinaliza sua felicidade.

Comece a comemorar as pequenas vitórias e as conquistas de cada dia, antes mesmo de pensar em indicadores e apenas bater metas. Temos uma tendência de nos prender só à linha de chegada, mas nos esquecemos, com frequência, de aproveitar toda a jornada.

5) – Cuide de seu ambiente de trabalho – Estudos recentes ressaltam que a ambientação traz conforto físico e psíquico aos seres humanos. Sendo assim, dedicar um tempo para manter em ordem sua mesa do escritório ou mesmo trazer alguns objetos pessoais, como porta-retratos e enfeites, é uma ótima estratégia para aumentar a satisfação e o prazer durante as horas passadas no trabalho.

Vamos lembrar que o conforto e a comodidade são grandes aliados na prevenção de estresse. Por sua vez, está provado que a desordem atrapalha o rendimento.

6) – Peça feedbacks – Para evitar inseguranças e eliminar as dúvidas em relação às atividades que desempenha, pedir feedbacks com mais frequência pode ser uma ótima ideia. Essa atitude visa um alinhamento de expectativas, e é a oportunidade de receber comentários positivos e, também, críticas construtivas, úteis para melhorar suas habilidades e performance, o que contribui para encontrar mais felicidade no trabalho.

Como bônus, pode ocorrer de você ainda se aproximar mais dos seus líderes, já que isso mostra que você está interessado e empenhado em se aperfeiçoar.

7) – Organize encontros com a equipe – Pense na ideia de estabelecer melhores conexões com seus colegas de trabalho. Construir laços com as pessoas com quem você passa a maior parte do seu tempo ajuda a formar relacionamentos mais saudáveis e cria um sentimento maior de pertencimento no ambiente profissional.

Essa relação não só se reflete no trabalho em grupo, mas também pode ajudar a construir elos benéficos para toda a vida. – Fonte e outras observações, acesse:
(https://www.carpediemconsultoria.com/).