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Entenda o perfil do devedor e como lidar em cada situação

em Mercado
segunda-feira, 07 de novembro de 2022

Hoje, um dos grandes desafios dos gestores, sob o ponto de vista financeiro, é lidar com a inadimplência. A relação de cobrança no mercado mudou, não podemos utilizar o mesmo discurso para todos, é necessário pensar numa relação mais humanizada. Existem devedores que acabam reincidindo por anos, eles evoluíram bastante e sabem como contra-argumentar. Para obter resultados positivos em uma negociação é necessário ter uma visão clara de que essa relação precisa ser reavaliada.

Conhecer algumas motivações e melhorar a relação de cobrança podem minimizar prejuízos. A HoldBrasil uma fintech voltada as soluções para endividamentos empresariais, com mais de 20 anos de experiência no setor. Segundo Sidney Almeida, CEO da HoldBrasil, entender a motivação do devedor e ter uma jornada de cobrança diferenciada para cada grupo, pode garantir sucesso nessa negociação. Confira alguns dos perfis mais conhecidos e, que certamente, você já viu alguns deles no seu negócio.

. Devedor Aventureiro – ocupa 35% das carteiras de cobrança. Ele não têm conhecimento do mercado não tem recurso e nem estrutura;

. Devedor de Crise – 25%: desse perfil vive em crise, atrasa com regularidade e sua justificativa sempre está pautada em algum impedimento seja ele pessoal ou externa;

. Devedor Esperto – 10%: arma o golpe e cria o ambiente para tal. Nesse caso a análise de crédito pode ajudar, desconfie se a vida, principalmente pós pandemia, ele não teve qualquer tipo de apontamento;

. Devedor Grande – 2,5%: multinacionais, estatais e empreiteira – essa situação passou a ser mais frequente pós pandemia. Nesse caso a maior dificuldade é de chegar em quem decide. A solução pode ser bem morosa;

. Devedor Ingênuo – 10%: aquele que compra o produto por impulso e não vê saída para pagamento, já que a compra não tinha sido planejada. Geralmente as ações judiciais baixam a inadimplência. Vale ressaltar que nessa relação vale uma análise de crédito.

. Devedor Profissional – 15%: para sempre um devedor, já está no sangue. Sempre usa o discurso de pago quando puder. Conhece as leis e geralmente programa a compra prevendo o atraso do pagamento;

. Devedor Solidário – 2,5%: pessoa física que garante o débito da pessoa jurídica – nesse caso vale uma avaliação de ambos. Geralmente a cobrança tem sucesso, mas o prazo será longo.

. Devedor Geral – Esse perfil transita sobre todos os tipos e não tem muito o que fazer o percentual é pequeno, mas vale atenção.

Embora a dívida esteja estabelecida, as motivações são diferentes e pessoas com perfis distintos não podem ser niveladas iguais. A relação da cobrança não pode ser baseada em discursos ostensivos e ameaçadores, nem tão pouco amistosos em demasia, trata-se de uma relação comercial e deve ser vista como tal.

Sidney ressalta ainda que a falta de personalização no discurso é recorrente nas empresas quando o tema é cobrança, além de causar impactos emocionais e físicos para quem deve, reflete diretamente no resultado, principalmente às pequenas empresas que devem ter métodos eficazes para manter seu fluxo cobrança saudável, facilitando o recebimento e reduzindo os prejuízos. – Fonte e mais informações, acesse: (https://holdbrasil.com.br/).