Raphael Carriço (*)
Tudo no mundo ao nosso redor está se movendo na direção da digitalização: as empresas acima de tudo.
As empresas costumavam considerar a tecnologia como um custo operacional. Agora, iniciativas em automação e ciência de dados são consideradas oportunidades, pois podem ajudar as empresas a tomar melhores decisões e obter melhores resultados. Esta é uma grande mudança de mentalidade e gerou novos cargos e caminhos de carreira empolgantes.
. Por que mudar para tecnologia – A demanda por talentos de tecnologia aumentou na medida em que o número de cargos de tecnologia quase triplicou desde os dias pré-COVID. A escassez de candidatos experientes fez com que os clientes tivessem que exercer mais flexibilidade na avaliação dos candidatos com base em conjuntos de habilidades e colocar mais peso em sua motivação e potencial.
Um mercado de contratação tão competitivo também abriu possibilidades para que mais candidatos façam transições no meio da carreira e aproveitem as oportunidades no setor de tecnologia em expansão. Enquanto alguns estão entrando em tecnologia saindo de setores totalmente não relacionados, outros estão expandindo suas habilidades em seu setor atual – explorando a automação em finanças ou cadeia de suprimentos, por exemplo.
Fazer a mudança nem sempre é fácil ou direto, mas aqui estão algumas considerações importantes que podem guiá-lo na direção certa. Confira um guia de cinco etapas para mudar para a tecnologia:
- Identifique sua busca por tecnologia – Antes de olhar para carreiras alternativas, avalie sua satisfação no trabalho atual. Isso ajuda você a identificar o tipo de função que você procura e em qual área de tecnologia você está interessado.
Faça uma análise sobre a nova função em perspectiva para ter uma noção da quantidade de risco ou investimento que a mudança exige. O ideal é começar com uma função que não seja puramente técnica – como gerente de projetos ou analista de negócios – para ver o quão bem você lida com a tecnologia.
- Busque oportunidades internas – Outra maneira de facilitar a transição é procurar em sua organização oportunidades para explorar a tecnologia em vez de abandonar completamente o navio, o que pode levar a uma redefinição de nível básico.
Há uma grande ênfase na retenção de funcionários no momento, de modo que as empresas se tornaram mais abertas aos interesses dos funcionários – talvez ajudando-os a atualizar suas habilidades, integrando novas responsabilidades em sua função ou deixando-os transferir para uma nova.
- Adquira as habilidades necessárias – Seja por meio de um curso estruturado em uma escola ou por meio de autoestudo, uma mudança para a tecnologia exigirá que você ganhe novas habilidades e conhecimentos. As certificações populares incluem Amazon Web Services (AWS) e Azure para computação em nuvem, Certified Information Systems Security Professional (CISSP) para segurança cibernética, Project Management Professional (PMP) para gerenciamento de projetos e Tableau ou Power BI para análise de dados.
- Junte-se a uma comunidade de tecnologia – O registro em uma plataforma como o GitHub conecta você a uma comunidade com ideias semelhantes que pode oferecer feedback sobre seu trabalho e conselhos com base em suas experiências pessoais.
Seus projetos acumulados também servem como uma demonstração de suas habilidades e proficiências recém-adquiridas, que você pode usar no lugar de um portfólio ao se candidatar a novos cargos. - Mantenha a paixão viva – A paixão é um determinante crítico de quanto tempo você durará na tecnologia, especialmente se a mudança envolver uma queda na escada corporativa. Durante o processo de procura de emprego, procure empregadores que contratem com base em potencial, motivação e atitude. E esteja preparado para nunca parar de aprender.
Quem muda para tecnologia deve ter uma mente aberta e ser motivado a atualizar continuamente seus conhecimentos e se adaptar a novas mudanças.
(*) – Especialista para recrutamento em tecnologia da Robert Walters Brasil.