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A importância da cultura organizacional na gestão corporativa

em Destaques
sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Cada pessoa tem características únicas que as diferenciam dentro do coletivo. As empresas, também são dotadas de aspectos singulares que as distinguem umas das outras, como: níveis de eficiência e eficácia, estrutura física e organizacional, graus e linhas de poder, entre outros. Mas, é o modelo de gestão que fará total diferença entre cada uma.

Esta forma de gerir tem ligação direta com a cultura organizacional, que impactam em seu desempenho. este sentido, é pertinente o delineamento do padrão de administração e sua interação com a cultura organizacional, uma vez que, apesar das complexidades de gerenciamento das atitudes, valores e expectativas de cada integrante, todo gestor deve possuir capacidade de identificar as partes mais influentes da cultura e trabalhar em conjunto com elas.

Além disso, é preciso desenvolver um bom relacionamento com as pessoas para compreender suas necessidades e buscar soluções adequadas para minimizar conflitos e maximizar os resultados. “A cultura empresarial é definida por um conjunto de valores, propósitos, rituais, crenças, hábitos, jargões utilizados dentro da empresa, comportamentos e boas práticas.

É também o conceito que define a forma com que a empresa conduz seus negócios e em como trata seus clientes e funcionários. Hoje, é considerada uma ferramenta muito importante que compõem a gestão administrativa para o engajamento e a retenção de talentos”, explica Rafael Bueno, CEO da TeamCulture, HR Tech, referência em gestão de pessoas, que tem como objetivo proporcionar resultados com propósito, ajudando as empresas a criar um ambiente de trabalho incrível.

“Em uma comparação com o ser humano, a cultura organizacional representa, para a empresa, o que nós pensamos, percebemos, agimos e sentimos. É como se fosse a forma de agir de cada indivíduo”, completa o especialista. Todas as atividades em uma empresa, independentemente de sua natureza ou propósito, consomem recursos e geram produtos e serviços.

A maneira de executar estas atividades têm influência direta das crenças e valores, atitudes, comportamentos, hábitos e costumes que caracterizam as relações humanas dentro da organização. Tal conduta é reflexo da cultura organizacional.
“Uma empresa com valores bem definidos e comunicados de forma efetiva, aumenta o alinhamento da liderança em relação ao comportamento esperado dos colaboradores.

Uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de uma empresa, de forma a trazer mais objetividade, produtividade e sinergia entre todos os envolvidos”, afirma Bueno sobre a importância da cultura organizacional. A cultura organizacional é estruturada por elementos que promovem a disseminação dos valores da empresa para os colaboradores e, consequentemente, para o mercado, para clientes e para futuros candidatos.

Esses componentes também ajudam a direcionar todas as decisões e ações da empresa, sendo essenciais para o bom andamento do negócio. Os elementos da cultura organizacional, orientam o comportamento das equipes. E quais são estes itens? São as boas práticas de processos de trabalho, políticas internas, sonhos, entre outros já mencionados acima por Rafael Bueno. Toda corporação os têm, mas algumas têm departamentos, como o de recursos humanos e/ou gestão de pessoas, focados em analisá-los e promovê-los de forma saudável no dia a dia através da liderança.

“Esses departamentos buscam identificar os valores que norteiam a cultura da empresa e trabalham para disseminá-los entre os integrantes da empresa. Uma comunicação clara e objetiva funciona como uma mola propulsora no incentivo da produtividade e satisfação de todos os envolvidos”, descreve Bueno. “Essa comunicação assertiva contribui para a disseminação da cultura organizacional”.

Para auxiliar os gestores no desafio de engajar os funcionários e fortalecer a cultura organizacional, a plataforma TeamCulture têm se provado como uma excelente ferramenta para a uniformidade da comunicação corporativa. O software aposta em uma comunicação interna horizontal e oferece uma solução lúdica, inteligente e inclusiva.

O software da plataforma SaaS da TeamCulture automatiza os processos e digitaliza inúmeras tarefas da área de RH com o objetivo de metrificar as dores dos colaboradores em relação às empresas onde atuam, por exemplo. Os principais pontos identificados são: entendimento da cultura presente, clareza do nível de alinhamento cultural, percentual da cultura desfavorável, principais insights dos pilares de clima organizacional voltado ao engajamento e, principalmente, temas de pilares inteligentes como Burnout, diversidade e cultura de inovação.

“A facilidade de configurar o produto e trabalhar de forma diferente a cultura e o clima dentro das empresas tem sido um forte atrativo. Além disso, fazemos um acompanhamento de sucesso do cliente para garantir que eles tenham, de fato, resultado com o desenvolvimento do engajamento dos colaboradores”, relata Rafael Bueno.

Para o executivo da TeamCulture, uma cultura organizacional bem definida em conformidade com os propósitos da empresa, é capaz de gerar motivação suficiente para impactar a produtividade de equipes inteiras.

“Tenho observado que muitos falam que existem vários tipos de cultura organizacional. Na realidade, o que existe de fato é a forma particular como uma determinada instituição implantará este formato em sua gestão global. Uma empresa pode ter micro-culturas em sua estrutura. Por exemplo, a equipe de vendas é muito diferente da área de desenvolvimento de produtos.

Cada um desses departamentos tem a sua cultura própria dentro da cultura organizacional”, pontua Rafael. “Uma multinacional tem a sua cultura global que norteia posicionamentos estratégicos. Mas, como ela está pulverizada em outras localidades, as unidades regionais terão a cultura macro adaptada para aquele país ou cidade onde está inserida”, completa.

O executivo ainda dá um outro exemplo, usando o Grupo VR, empresa brasileira que está no mercado desde 1997 e possui diversas soluções para mais de 3,4 milhões de trabalhadores, 70 mil empresas e mais de 550 mil estabelecimentos comerciais. “Neste ponto vale ilustrar o caso do Grupo VR.

A companhia, que usa uma estratégia inovadora e atende seus clientes com grande taxa de sucesso. Para isso, eles não impõem a cultura organizacional da ‘holding’, apesar de congregar várias empresas, porque entendem que cada uma delas tem identidades definidas. Então, posso afirmar que existem peculiaridades em cada companhia para trabalhar a sua cultura organizacional”.

Contudo, para que a cultura organizacional esteja presente diariamente na empresa, ela precisa ser trabalhada e aprimorada constantemente, e, acima de tudo, deve guiar as ações da empresa. Ou seja, de nada adianta elencar diversas diretrizes para compor a cultura organizacional se, no dia a dia, essas ações não ocorrem.

Fonte e outras informações: (https://teamculture.com.br/).