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Os fatos comprovam: a jornada de compra no metaverso será omnichannel

em Destaques
segunda-feira, 10 de outubro de 2022

O Metaverso, universo virtual em 3D que recria a realidade, proporcionando experiências imersivas e interativas, é uma das maiores tendências tecnológicas do ano e cria muitas expectativas para o varejo. Na prática, ele possibilita que a jornada de compra una o que há de melhor no real e no virtual, a partir de diferentes recursos e estratégias.

Tudo é voltado para uma jornada híbrida, físico-digital, e centrada no consumidor, aspectos já presentes na estratégia omnichannel, que integra diferentes canais de venda e atendimento para elevar a experiência dos consumidores. “Assim como no omnichannel, o metaverso está voltado a uma experiência de compra fluida e satisfatória. Suas soluções conectam o físico e o digital com um único objetivo, que é atrair os usuários por meio de uma jornada imersiva e diferenciada dos modelos tradicionais.

Muito do que o metaverso vai proporcionar está alinhado à estratégia omnichannel. Por isso, não restam dúvidas: quem ainda não é omnichannel, deve apostar nesse modelo de negócio, que trará oportunidades disruptivas no futuro do metaverso”, afirma Andrei Dias, Head de vendas da Nexaas, retail tech especialista em inovação para o varejo.

Para entender mais como a jornada de compra do metaverso irá explorar estratégias omnichannel e de que forma empreendedores poderão aplicar isso nos seus negócios, o especialista destaca cinco principais fatos que comprovam que a jornada de compra no metaverso será omnichannel. Confira:

  1. – Compra focada na experiência do consumidor – No Metaverso, o consumidor terá a chance de visitar uma loja virtual, experimentar produtos por meio de avatares e até mesmo andar pelas prateleiras e interagir com outros consumidores, tudo sem a necessidade de se locomover fisicamente.

“Todo esse processo foi desenhado para proporcionar uma compra totalmente focada no consumidor, conforme suas necessidades e conveniências. Isso já ocorre também na estratégia omnichannel, em que o cliente escolhe que canais utilizar em cada etapa da jornada, conforme suas preferências”, afirma Dias.

  1. – Integração de modalidades de pagamento – Quase metade dos consumidores brasileiros estão dispostos a fazer compras online em plataformas imersivas, segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). A flexibilidade nas formas de pagamento será uma necessidade no Metaverso, já observada na estratégia omnichannel.

Para o executivo, meios de pagamento voltados à detecção de fraudes, carteiras digitais, criptomoedas, além do uso de QR Code e do Pix, vão se estabelecer como soluções e tendência nesse universo.

  1. – Uso de QR Codes – Uma das apostas do metaverso é o uso de QR Codes, recurso também explorado nas vendas omnichannel – existem estabelecimentos, por exemplo, que liberam totens físicos com QR Codes na tela, enquanto outros são disponibilizados de forma digital.

“O uso de QR Codes no metaverso será estratégico e poderá ser tanto um meio de pagamento, quanto uma forma do usuário se conectar a outros espaços nesse universo, além de outras aplicações possíveis”, comenta o especialista.

  1. – Convergência dos canais de compra – A convergência de canais físicos e digitais será explorada no universo virtual do metaverso. “O consumidor poderá realizar uma compra no metaverso e recebê-la em casa ou retirá-la na loja, entre outras experiências também alinhadas à estratégia omnichannel.

Além disso, o metaverso usará a integração e a centralização de dados para garantir a melhor experiência de compra possível, outra das técnicas omnichannel”, analisa Dias.

  1. – Atendimento personalizado – Por fim, umas das premissas do omnichannel é garantir ao consumidor um atendimento personalizado, que supere suas necessidades. Isso não será diferente no metaverso. “Não há dúvidas de que o processo de compra no metaverso será realizado de forma inteligente, suprindo as necessidades do consumidor.

Outra característica será a possibilidade do metaverso se comunicar com o cliente por meio de vários canais, como redes sociais ou canais oficiais de atendimento. Portanto, apostar no omnichannel desde já é prever oportunidades de negócio e estar preparado para um futuro não tão distante, quando o metaverso será uma realidade consolidada para todos”, finaliza o executivo. – Fonte e outras informações: (https://www.nexaas.com/).