Cícero Mário (*)
Em uma sociedade pautada no imediatismo em tudo à nossa volta, em especial aos consumidores, o velho ditado que prevalece é o famoso “tempo é dinheiro”.
Quando compramos algo ou recebemos uma promessa de determinada coisa, o mínimo que todos esperamos é o cumprimento do que foi acordado por todas as partes. Falando da parte comercial, empresas, não importa em qual segmento estejam inseridas, têm o dever e responsabilidade de respeitar os prazos assumidos com os clientes. Portanto, um planejamento eficaz ajudará na gestão de entrega.
Nesse sentido, devemos questionar o que significa a expressão “prazo de entrega”.
Em mais de 40 anos no mercado de papelão ondulado, posso afirmar com toda a certeza, que muitas pessoas desconhecem o real significado da expressão. Por essa razão, recorro à Internet e descubro que uma definição muito comum: ‘é o período de tempo em que determinada atividade deverá ser realizada ou em um contexto de produção e de controle de estoque’. A atividade em questão é normalmente a aquisição dos materiais e/ou dos produtos de um fornecedor externo ou da própria instalação de manufatura.
Esse importante componente da venda determina inclusive muitas vezes a compra de alguém que tem tradição na entrega em detrimento de outro fornecedor habituado ao não cumprimento do prazo de entrega. E o tempo nesse mercado me ensinou que além de trabalhar efetivamente com entregas agendadas e pontuais, é necessário ter novas opções de transportes para mercadorias, um carro quebrado ou um simples congestionamento podem prejudicar a logística de todo um dia.
A melhoria dos processos internos, aliado a ajuda de parceiros e fornecedores, serão importantes para além da entrega, mas também no efetivo controle dos estoques e produtos disponíveis no momento. A tecnologia ajudou muito na evolução desse mercado nos últimos anos, em especial na pandemia, quando boa parte da sociedade se viu em isolamento social e aumentou consideravelmente os pedidos feitos pela internet.
Além da distribuição em prazo acordado, disponibilizar opções para rastreamento de entrega ajudará na confiança do cliente, que poderá acompanhar passo a passo a sua entrega, desde a confirmação do pedido até a saída para o endereço destinado. A agilidade é importante do começo ao fim da fabricação, o que vai permitir não só produtos de qualidade, mas também entregues na data determinada. A eficiência de gestão ajudará tanto na questão financeira como também na fidelização de atuais e novos clientes, que confiaram na empresa na hora de utilizar ou indicar o serviço.
A fabricação de embalagens deve ter foco nas necessidades dos clientes, de acordo com as tendências no mercado, além de atender projetos específicos, com variação de medidas, mas no prazo determinado, é importante que ao fornecer um orçamento para confecção de um produto, seja feito um estudo e uma análise detalhada sobre as várias etapas do projeto que será desenvolvido.
Profissionais capacitados e tecnologia de ponta são imprescindíveis para confeccionar amostras com mais rapidez e eficiência, permitindo o estudo, análise e a criação de soluções para várias aplicações, quando se trata de embalagens de papelão. O objetivo dessa atividade é levar ao consumidor o melhor custo-benefício e construir novas parcerias no mercado, com alta produtividade que garantam a entrega dos pedidos no prazo estipulado ao cliente e atendimento de qualidade personalizado.
Cada pessoa possui diferentes necessidades. Portanto, requer-se atenção especial para cada caso e avaliar a capacidade de atendimento interno, para que se tenha um crescimento saudável que atenda às necessidades e possíveis imprevistos, evitando desistências e má reputação no setor.
(*) – É diretor comercial da Delta Indústria de Caixas de Papelão (www.deltacaixaspapelao.com.br).