A Amazon está expandindo a utilização de sua tecnologia de reconhecimento da palma da mão para mais lojas da rede Whole Foods, de sua propriedade.
Vivaldo José Breternitz (*)
A ideia é que o pagamento das compras seja feito simplesmente exibindo a palma da mão a um leitor; é necessário um cadastramento prévio, efetuado em qualquer loja da rede que use essa tecnologia, fornecendo os dados de um cartão de crédito e um número de telefone.
O objetivo da Amazon é facilitar o checkout, economizar mão de obra e, evidentemente, obter mais dados de seus clientes. Nesse sentido, há informes dando conta que a aquisição da iRobot, fabricante dos robôs aspiradores para limpeza doméstica Roomba, visa permitir à Amazon conhecer o layout das casas de seus usuários.
Sempre preocupada em minimizar as justas observações quanto a ataques à privacidade, a Amazon afirma que as imagens das palmas da mãos de seus clientes coletadas nas lojas não são armazenadas localmente, mas sim criptografadas e enviadas a um servidor na nuvem – isso deve ser verdade, mas não tem qualquer importância em termos de proteção da privacidade.
(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.