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Reconhecimento da palma da mão: ainda menos privacidade

em Tecnologia
sexta-feira, 12 de agosto de 2022

A Amazon está expandindo a utilização de sua tecnologia de reconhecimento da palma da mão para mais lojas da rede Whole Foods, de sua propriedade.

Vivaldo José Breternitz (*)

A ideia é que o pagamento das compras seja feito simplesmente exibindo a palma da mão a um leitor; é necessário um cadastramento prévio, efetuado em qualquer loja da rede que use essa tecnologia, fornecendo os dados de um cartão de crédito e um número de telefone.

O objetivo da Amazon é facilitar o checkout, economizar mão de obra e, evidentemente, obter mais dados de seus clientes. Nesse sentido, há informes dando conta que a aquisição da iRobot, fabricante dos robôs aspiradores para limpeza doméstica Roomba, visa permitir à Amazon conhecer o layout das casas de seus usuários.

Sempre preocupada em minimizar as justas observações quanto a ataques à privacidade, a Amazon afirma que as imagens das palmas da mãos de seus clientes coletadas nas lojas não são armazenadas localmente, mas sim criptografadas e enviadas a um servidor na nuvem – isso deve ser verdade, mas não tem qualquer importância em termos de proteção da privacidade.

(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.