192 views 5 mins

Compras online: 3 fatores de segurança desconhecidos pelos consumidores

em Manchete Principal
quinta-feira, 02 de junho de 2022

Seja em períodos promocionais ou para compras online do dia a dia, as vendas pela internet trazem alertas constantes de fraudes nas transações. Em pesquisa recente, a Signifyd – empresa global de soluções antifraudes para os e-commerces – identificou que 60% dos consumidores brasileiros temem golpes online e 49% ficam receosos com roubos de dados.

Mas, o que a maioria dos consumidores desconhece é a existência de processos de segurança para validação de compras. Dentre as tecnologias mais assertivas para gerar uma boa experiência de compra está a que permite a validação do pagamento em tempo real. O uso de inteligência artificial contra fraudes pode garantir maior segurança e agilidade tanto para quem compra quanto para quem vende.

“A experiência do consumidor na internet é muito importante. Caso os e-commerces demorem para aprovar uma compra, cancelem uma transação sem motivos aparentes ou gerem transtorno para o comprador, podem ter que encarar a desistência da compra por cerca de 50% das pessoas – o famoso ‘abandono de carrinho’.

Preis_King de Pixabay_CANVA

Paralelamente, o comércio não consegue gerar recorrência das compras, há impacto financeiro, além de pôr em cheque a reputação da marca”, explica Gabriel Vecchia, Diretor Comercial Signifyd Brasil. Confira 3 fatores chave para garantir segurança para os consumidores na hora de comprar online:

  1. – Por que a demora em validar uma compra? – Alguns estabelecimentos utilizam análises manuais para validar as transações e, nestes processos, o consumidor é submetido a uma espera que pode chegar a 72 horas. 43% dos consumidores não gostam de esperar e desejam respostas rápidas.

Com as análises de dados elaboradas por inteligência artificial e machine learning, o retorno e mudança de status da compra para “aprovado” acontece em tempo real. O ciclo de compra é finalizado com sucesso e a relação entre consumidor e marca é preservada.

  1. – Você é você mesmo? – Nas primeiras compras em um site, 72% consideram importante e seguro que o e-commerce solicite uma validação de autenticidade da identidade. Impacientes ou sem conhecimento da relevância deste processo, 21% dos compradores reclamam, mas concordam que a etapa é necessária. Para 6%, há um incômodo, pois desejam finalizar logo a compra.

Apenas 2% desistem da compra por considerar muita burocracia passar por tal procedimento. “Este processo é muito importante para preservar tanto o consumidor quanto o e-commerce, principalmente evitando perdas financeiras – porém, deve ser rápido, diferente de validações manuais que aumentam o prazo de aprovação.

O cruzamento de dados combinado à inteligência artificial e o machine learning permitem identificar de forma muito assertiva e imediata os comportamentos fraudulentos. Por isso é importante que os varejistas incluam essas ferramentas na sua jornada de pagamentos, melhorando a experiência de seus clientes”, explica Vecchia.

  1. – Por que meu método de pagamento não foi autorizado? – Muita gente desiste das compras em determinadas lojas devido à sensação de insegurança e também ao comportamento dos estabelecimentos em caso de problemas.

De acordo com a pesquisa da Signifyd:

• 52% dos consumidores já passou pela situação de ter suas compras online negadas mesmo que todas as informações do titular estivessem corretas;
• 14% afirma que nunca souberam o motivo do status negativo para a compra;
• 12% afirma que alguma compra foi identificada como suspeita de fraude
4% usou o cartão virtual e tiveram a compra negada.

RyanKing999_CANVA

As empresas que não apresentam mecanismos e cuidados com seus consumidores têm muito a perder:

• 64% desiste da loja caso terceiros usem seu perfil pessoal para um golpe e a loja não tenha uma iniciativa para evitar;
• 61% não voltaria a consumir caso seu cartão de crédito fosse usado por terceiros e a loja não tenha mecanismos para evitar;
• 36% deixa de comprar caso tenha uma transação recusada sem justificativas;
• 24% deixa de ser cliente mediante a recusa de compra após aparente aprovação.

. Metodologia – A pesquisa foi feita por abordagem digital com 527 brasileiros, no período de 23 a 26 de março de 2022. O estudo apresenta 95% de significância e 3,8% de margem de erro. – Fonte e outras observações: (https://www.br.signifyd.com).