Igor Castro (*)
Mesmo diante de um mercado lotado de plataformas e ofertas completamente distintas, a interatividade entre a marca e seus clientes ainda peca dentre muitas empresas – lacuna que, nos próximos anos, poderá ser completamente preenchida com a nova aposta do Google: o RCS (Rich Communication Service), um canal de transmissão diferente de tudo que estávamos acostumados.
Desde suas primeiras aplicações, esta tecnologia trouxe uma verdadeira revolução para a comunicação digital no mundo corporativo. Nela, as marcas podem personalizar e atestar a autenticidade de suas comunicações através do logotipo e selo de verificação homologados pela plataforma de busca – favorecidas pelo combo de funcionalidades que estimulam o engajamento e interatividade entre as partes.
Sua interface permite o envio de imagens, vídeos, documentos, e um carrossel completo de arquivos sem que os usuários precisem migrar para outra página durante o atendimento. A experiência no relacionamento entre a companhia e seu público-alvo é inegavelmente melhor e prazerosa, atraindo cada vez mais olhares do mercado perante suas bases de desenvolvimento.
. Benefícios do RCS para a comunicação B2C – A proteção às informações dos consumidores se tornou um dos assuntos primordiais de toda gestão organizacional, diante de constantes dados chocantes ao redor do mundo. Em uma pesquisa conduzida pela Surfshark, o Brasil se tornou o sexto país com maior vazamento de informações em 2021 – com 24,2 milhões de perfis de brasileiros expostos ao longo do ano.
Evitando mais exposições, a comunicação estabelecida pelo RCS apenas é aprovada diante da chancela pelo Google. As empresas interessadas devem cumprir com uma série de obrigações, tais como traçar sua política e real aplicabilidade de segurança aos consumidores, elaborar um termo de consentimento de uso, privacidade, e descrição completa da marca.
Todas essas ações são obrigatórias para que as atividades feitas pelas companhias possam ser rastreadas e controladas para fins protetivos, evitando fraudes e reduzindo as tentativas de hackers pela maior dificuldade no êxito dos crimes cibernéticos. Com essa maior segurança de uso, os clientes se sentem mais confortáveis em interagir e engajar com a marca – afinal, toda mensagem enviada conterá um selo de autenticidade ao lado da identificação da empresa.
O meio se torna muito mais prático e cômodo para se comunicar, viabilizando que a relação seja iniciada e finalizada no mesmo canal, sem que tenham que migrar para um terceiro. Tudo isso, contribuindo para uma maior conversão dos consumidores e sua satisfação ao longo da jornada de compra.
. Como implementar o RCS nas empresas? – Pode parecer uma constatação ousada, mas o RCS possui imensa força para liderar o futuro da comunicação B2C. A praticidade e agilidade são exigências cada vez mais presentes nos consumidores, emergindo a aplicação de estratégias internas que tragam meios amigáveis e rápidos no relacionamento entre as partes.
Na busca por implementar esta tecnologia no negócio, o entendimento do cliente deve ser a base estratégica de toda empresa. É essencial descobrir a idade média de seu público-alvo e seu perfil para, a partir disso, direcionar a comunicação com base nessas características.
Usuários mais jovens, como exemplo, certamente terão mais facilidade em utilizar esta tecnologia – fato que permite o desenvolvimento de uma árvore de interação mais robusta e sofisticada. Para públicos mais seniores, essa abrangência de recursos pode não ser tão eficaz, exigindo uma adaptação mais simplista para que consigam se comunicar.
Colete o máximo de informações possíveis antes de implementar qualquer estratégia – e, acima de tudo, aproveite as novidades do mercado a seu favor. A chegada do 5G, como exemplo, favorecerá imensamente o desempenho do RCS, garantindo uma maior fluidez e qualidade no atendimento pela maior velocidade da rede e evitando assim, lentidões que atrapalhem a interação.
Muitos consumidores abandonam sua jornada de atendimento por problemas de delay e falta de conexão, um problema que será reduzido consideravelmente com esta quinta rede de velocidade. Em conjunto, todos esses fatores contribuirão, cada vez mais, para uma maior atratividade do RCS para o mercado, se tornando uma ferramenta de comunicação essencial para o destaque do negócio.
(*) – É Diretor de Produtos e Tecnologia na Pontaltech, empresa especializada em soluções de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS (www.pontaltech.com.br).