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Transformações bem-sucedidas de supply chain colocam as pessoas no centro

em Destaques
terça-feira, 19 de abril de 2022

Novas tecnologias como inteligência artificial (IA), digital twins, a internet das coisas (IoT) e a nuvem estão mudando o jogo no supply chain. Durante a pandemia, analytics permitiram que as empresas redirecionassem as suas operações para fabricar e distribuir suprimentos médicos essenciais. Muitas companhias usaram a tecnologia digital para expandir o sistema de delivery e reduzir o contato pessoal.

Outros reimaginaram as suas estratégias de talentos ao usar a IA e trouxeram uma nova abordagem de correspondência de habilidades. Resumindo, a soma da inteligência humana à da máquina muda completamente a maneira como as empresas projetam, planejam, fabricam e fornecem mercadorias e serviços.

As empresas estão investindo ativamente nessas novas tecnologias para tornar o supply chain mais digital e inteligente. Essas mudanças afetarão, significativamente, a força de trabalho.

86% dos executivos C-level, que entrevistamos recentemente, disseram fazer investimentos em um grau moderado a significativo em IA. Enquanto 69% dos diretores de supply chain alegaram aumentar o investimento em digital twins inteligentes, nos próximos três anos.

Os trabalhadores precisarão de novas habilidades para se adaptarem a um supply chain mais digital e automatizado. Organizações com fluência digital ganham devido aos seus clientes, funcionários e por serem líderes em inovação e eficiência operacional.

Vantagens de organizações digitalmente fluentes:

• 69% são consideradas um ótimo lugar para trabalhar, segundo os colaboradores;
• 68% lideram em satisfação do cliente;
• 62% lideram em inovação;
• 61% lideram em eficiência operacional.

As funções tradicionais passarão da execução de tarefas manuais ao monitoramento e gestão de máquinas e dados inteligentes. Grande parte das atividades diárias serão automatizadas e o trabalho exigirá mais inovação, criatividade, colaboração e liderança. As funções serão alteradas em 3 domínios principais:

  1. Procurement – Profissionais de compras precisarão interpretar percepções geradas por IA e usar tecnologias digitais para resolver problemas de negócios. Além disso, pecisarão ter conhecimento de mercado e capacidade para construir bons relacionamentos com parceiros de ecossistema.
  2. Manufatura – Os gerentes de fábrica serão apoiados por algoritmos, que os ajudarão a otimizar as operações da planta com base em dados. Eles terão muito mais informações disponíveis e precisarão entendê-las para tomar as decisões certas.
  3. Planejamento – Os algoritmos de IA podem prever e identificar, com precisão, tendências e padrões de maneira que os humanos não conseguem. Portanto, a IA tomará a maioria das decisões de planejamento, apenas com humanos gerenciando alertas ou qualquer outra questão mais específica. Resultado: os planejadores serão capazes de reagir com mais rapidez e terão uma visão mais abrangente.

A maioria das empresas diz se mover rapidamente para se tornar mais digital. Mas, muitas esquecem que precisam preparar as pessoas para as mudanças das novas tecnologias. Sem as habilidades e os suportes certos, para trabalhar no supply chain digital, é improvável que os funcionários adotem as inovações. Isso só desperdiça o investimento e impede que as empresas busquem novas oportunidades.

Porém, algumas delas estão acertando. Como? Priorizando as pessoas nas transformações digitais, ao invés das tecnologias:

  1. Desenvolva novas habilidades, em escala, com IA e analytics – As empresas líderes usam ferramentas digitais avançadas para desenvolver novas habilidades, tanto dentro quanto entre os setores. Muitas utilizam IA para combinar habilidades semelhantes entre funções antigas e novas. Com isso, permitem a qualificação responsável em toda a cadeia de abastecimento. Além disso, usam análises preditivas de talentos para tomar decisões baseadas em dados.
  2. Promova as habilidades tradicionais que ainda são valiosas para a organização – As empresas líderes estão cientes da importância de algumas habilidades “antigas”. Eles reconhecem que, na corrida para equipar os trabalhadores com novas aptidões, também precisam investir em competências e funções tradicionais que ainda têm um lugar-chave nos negócios.
  3. Envolva as pessoas nas iniciativas desde o início – Essas empresas promovem o envolvimento do time desde o início. Elas criam equipes para fornecer informações sobre a implementação das ferramentas e o design das novas formas de trabalho. E dão aos funcionários a responsabilidade de iniciativas que os incentivam a pensar como proprietários e inovar.

As inovações tecnológicas transformam indústrias e empresas há décadas. Porém, a última onda de máquinas inteligentes reformulará, fundamentalmente, o tipo de trabalho no supply chain. As empresas que usufruírem com mais eficácia da combinação da criatividade humana, junto às máquinas inteligentes, estarão mais aptas a alcançar a agilidade competitiva necessária. – Fonte e mais informações: (https://www.accenture.com/).