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Tendências para o varejo com a omnicanalidade dos serviços e a digitalização

em Destaques
quinta-feira, 31 de março de 2022

A FortBrasil, fintech de serviços e soluções financeiras que se consolidou como especialista na administração de cartões Private Label co-branded, destaca algumas tendências para o varejo em 2022 de acordo com as movimentações do mercado.

A fintech enxerga que a tecnologia seguirá ganhando espaço no varejo, principalmente com os processos de migração de marcas físicas para o digital após o crescimento exponencial do e-commerce nos últimos anos, onde grandes marcas devem promover amplos investimentos em omnicanalidade.

“Muitas empresas estão em processo de migração e, para isso, precisam se comprometer com a digitalização dos seus serviços, promovendo um e-commerce de qualidade e seguro para os seus clientes. Hoje, os consumidores buscam soluções completas para as suas necessidades, por isso é tão importante garantir a conectividade dos serviços”, afirma José Pires Neto, co-fundador da FortBrasil.

De acordo com um levantamento realizado pela Neotrust, empresa especializada em segurança e monitoramento on-line, foram realizadas mais de 353 milhões de entregas de compras on-line ao longo de 2021 no Brasil, um aumento de 16,9% quando comparado a 2020. “Isso ilustra as mudanças nos hábitos dos consumidores que passaram a se deslocar para o comércio eletrônico. Esse movimento incentiva as grandes marcas a evoluírem em seus processos internos”, analisa Neto.

Com isso, ao passo em que o e-commerce ganha força, a omnicanalidade entra em destaque. A integração entre o mundo físico e o online é o que está em pauta no momento, e garante para o público uma experiência completa, com a integração de todos os canais de contato a fim de promover uma jornada de compra satisfatória.

Dessa forma, em meio às mudanças associadas ao digital, novas tendências de compras seguem ganhando espaço, como o caso do Live Commerce e do Social Commerce, ambos novos modelos de compra e venda baseados na interação direta com o cliente, o que reforça a necessidade de um contato diferenciado entre marca e consumidor. O PIX, meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito, bem como o contactless, meio de pagamento por aproximação, também seguem em alta no mercado.

Cada vez mais os clientes querem opções para pagar no físico e on-line, com opções que ajudem a melhorar a experiência e conversão de vendas. No presencial, o contactless tem aumentado muito a penetração sobre vendas totais e o PIX tem ficado cada vez mais popular e importante como meio de pagamento, o que nos dá novos parâmetros para serem desenvolvidos em 2022.

É possível observar as principais tendências voltadas para o mundo digital, ao mesmo tempo em que o mercado promove a integração com o comércio físico, elevando as possibilidades de experiência para o cliente.

Focar no customer experience é essencial para o sucesso de uma empresa e em 2022 o ritmo deve aumentar ainda mais. Assim, é fundamental desenvolver mecanismos que favoreçam o processo de compras no varejo e que a outra tendência seja o aumento do consumo consciente.

Atrelado a isso, mecanismos como a coleta de dados via Inteligência Artificial e softwares CRM (Customer Relationship Management), seguem em alta, uma vez que esses processos permitem uma experiência de compra personalizada de acordo com as necessidades do cliente.

Outro fator importante sobre o avanço do consumo digital e das tendências para este ano está relacionado à segurança na hora da compra, assim como no crescimento do mercado de crédito. Visando proteger o consumidor, empresas financeiras seguem inovando na oferta de produtos que garantem agilidade e segurança, como o cartão de crédito virtual, que promove maior segurança para as compras online.

Essa função tem diminuído fraudes e gerado mais confiança para o consumidor na internet, além de permitir o financiamento da compra, com isso, e-commerce e loja física atendem e convertem clientes por meio do crédito. Em 2021, a FortBrasil finalizou o ano com um percentual de aumento em cerca de 43% no número de cartões emitidos, quando comparado a 2020.

Os dados apurados, podem ser um reflexo das mudanças no comportamento do consumidor que se voltaram para o ambiente digital durante os últimos anos. – Fonte e mais in formações: (www.fortbrasil.com.br).