Negócios em Pauta 29/03/2022

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 28 de março de 2022

A – Fiat Mobi com novidades na linha 2023

O Fiat Mobi, único hatch de entrada capaz de rodar mais de 700 km com um tanque de combustível, ficou ainda mais moderno na linha 2023 com a oferta do controle de estabilidade, controle de tração e assistente de partida em rampa em todas as versões. A opção de inclusão do ESC é um novo marco para a Fiat: todos os modelos podem ser equipados com esses equipamentos de segurança. Os controles de estabilidade e tração coletam informações de sensores para identificar situações que podem ocasionar a perda da direção do veículo. Quando isso acontece, o ESC + ASR atuam no freio de uma ou mais rodas para que o condutor mantenha a trajetória do Mobi mesmo nas condições mais diversas. Esse recurso reforça ainda mais a segurança do subcompacto da Fiat, que já vinha de fábrica com freios ABS, airbag duplo e fixação Isofix para cadeirinhas de bebês e crianças no banco traseiro.

B – Equidade Racial

A Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa inovadora que chegou para revolucionar a forma como as instituições se comprometem com o combate ao racismo e equacionar o problema da equidade racial no Brasil daqui para frente, lança o Índice ESG de Equidade Racial Setorial. A metodologia foi desenvolvida para estabelecer um parâmetro para cada segmento da economia nacional e servir como referência para as empresas que desejam combater a desigualdade racial. Além de ter uma referência, o índice também dá uma diretriz para que as empresas possam estabelecer suas próprias metas de desenvolvimento e perseguir seus objetivos, com o suporte do Pacto, cuja proposta é implementar um protocolo ESG racial para o Brasil. Saiba mais em: (http://pactopelaequidaderacial.org.br/).

C – Fomento à Ciência

O Instituto Serrapilheira, com sede no Rio de Janeiro, mantém os seguintes programas: de Apoio à Ciência: Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas (treinamento transdisciplinar em ciências da vida a pesquisadores que desejem cursar o doutorado em centros de pesquisa internacionais); Divulgação Científica (identifica e subsidia projetos profissionais de jornalismo e mídia). Já apoiou 198 projetos de ciência e de divulgação científica, além de realizar outras doações a iniciativas pontuais, com aporte total superior a R$ 50 milhões. A entidade foi constituída com recursos de um fundo patrimonial de R$ 350 milhões, instituído em 2016. Saiba mais em: (https://serrapilheira.org/).

D – Renda e Dívida

No segundo semestre de 2021, 45% dos consumidores brasileiros tiveram mais de 50% de sua renda comprometida com o pagamento de dívidas, de acordo com a Pesquisa Perfil do Consumidor da empresa de inteligência analítica Boa Vista. No semestre anterior, eram 50% os consumidores na mesma situação, o que representa uma queda de cinco pontos percentuais. 35% dos consumidores afirmaram ter comprometido entre 25% e 50% da renda, enquanto os 20% restantes comprometeram até 25%. A pesquisa também constatou uma diminuição entre os consumidores com dificuldades em manter as contas em dia. Mais informações: (https://www.boavistaservicos.com.br/).

E – De Executivo a Conselheiro

A Fundação Getulio Vargas realizará um webinar gratuito sobre autogestão de carreira: de executivo a conselheiro, amanhã (30), às 18h. A ideia é abordar como ser protagonista da própria trajetória e como um coach faz toda a diferença nela. As palestras serão realizadas por Ana Nazario, especialista em Transição de Carreira e Counseling de Executivos; e Luciano Corsini, CEO na Kalendae. A moderação será de Carlos Ercolin, coordenador acadêmico do programa Alta Gestão da FGV – Formação para Conselheiros. Os interessados em participar devem se inscrever em: (https://evento.fgv.br/autogestaodecarreira/). Após o cadastro, receberão o endereço do evento por e-mail.

F – Desenvolvimento Humano

Para fomentar ainda mais a 48ª edição do CONARH (Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas), promovido pela ABRH-Brasil, que acontece entre os dias 18 e 20 de abril, no São Paulo Expo, estão confirmadas diversas palestras de especialistas internacionais e referência na área. O evento terá como tema “Pessoas, Gestão e Negócios — É hora de acolher e ampliar os horizontes” e terá no total mais de trinta palestras magnas, simultâneas e Arena de Conhecimento. Os participantes abordarão assuntos atuais ligados ao metaverso, ESG, empresas humanizadas, cenários econômicos globais e futuros, liderança e educação. Contará com convidados internacionais com o intuito de trazer conhecimento de outras nacionalidades. Outras informações: (www.conarh.org.br).

G – Moeda Estrangeira

Maior especialista em câmbio do mundo, a Travelex Confidence reporta recorde na comercialização de moeda estrangeira no País em 2022. Volume, em reais, entre janeiro e março, foi 26% superior ao mesmo período de 2019, considerado o melhor até então. O Dólar e o Euro representam 90% do volume de todas as vendas em espécie e 85% na quantidade de operações. Segundo o ranking elaborado pela corretora, as cinco moedas estrangeiras mais procuradas e vendidas são o Dólar, Euro, Libra Esterlina, Dólar Canadense e Franco Suíço. O ranking levou em conta o volume vendido em mais de 100 lojas de câmbio da companhia, que estão espalhadas pelo Brasil. Outras informações: (https://www.travelexbank.com.br/)

H – Técnicas dos Investidores

Investir é um processo que pode gerar muitas dúvidas por conta da complexidade do mercado financeiro. E, para tomadas de decisões mais assertivas, é necessário ter um conhecimento em relação aos tipos, benefícios e riscos de investimentos. Portanto, para ajudar quem quer começar ou aprender mais sobre o assunto, a Apollo Investimentos promove a Semana do Investidor, com aulas 100% gratuitas e online. Nos encontros, os especialistas vão ensinar gratuitamente as melhores práticas para investir em renda fixa e renda variável. O objetivo do curso é ensinar de forma transparente como funcionam os investimentos, quais seus riscos, liquidez e tributação. Saiba mais em: (https://conteudo.apolloinvestimentos.com/semana-do-investidor).

I – Milhões na Informalidade

Enquanto somente 3 milhões de trabalhadores autônomos se registraram como MEIs em 2021, 19,2 milhões seguem na informalidade. Os dados são de um comparativo entre os registros do Sebrae obtidos no último ano e um levantamento da FGV. Para Nycollas Liberato, diretor-executivo do Students For Liberty Brasil, os brasileiros têm perfil empreendedor, mas a burocracia e a desinformação impedem a formalização. A entidade desenvolveu um curso direcionado a alunos da rede pública, com foco no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos, o Brasil Empreende. São aulas on-line e gratuitas ofertadas por meio de parcerias com escolas e outras instituições de todo o Brasil. Outras informações, acesse:
(https://www.studentsforliberty.org/brazil/).

J – Ciência e Pesquisa

Universo Totvs traz ao palco grandes nomes brasileiros da ciência e pesquisa sob o tema “Brasil que Faz”. Acontece nos dias 14 e 15 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo e traz uma programação repleta de grandes nomes no campo dos negócios e da tecnologia, apresentando temas e informações que promovam insights para o crescimento das operações de clientes e prospects. Do lado da Totvs, o evento contará com painéis apresentando as últimas inovações e evoluções tecnológicas disponíveis ao mercado, apresentados pelos maiores especialistas da companhia. Em 2019, a última edição do evento contou com mais de 200 horas de conteúdo. Inscrições e mais informações: (https://universo.totvs.com.br/).

K – Ponte Aérea

No último fim de semana, completaram-se 20 anos em que a GOL Linhas Aéreas opera na rota mais tradicional da aviação brasileira: a ponte aérea Rio de Janeiro-São Paulo. Para celebrar esta data, a GOL anuncia a expansão de suas operações entre as duas maiores capitais do País. Desde domin go (27), são 16 operações diárias conectando o Rio de Janeiro a São Paulo, com 2.848 assentos em cada sentido, contra as 12 por dia que estavam sendo feitas pela Companhia nas últimas semanas. Isso representa um aumento de 30% na oferta de voos e assentos na tradicional ponte aérea. O aumento das operações na ponte aérea representa mais um reforço na presença da Companhia na capital fluminense, oferecendo o produto mais completo aos viajantes cariocas.