Rafael Sobral (*)
Enquanto a tecnologia se renova a cada instante, com novidades e descobertas, o ser humano é uma criatura totalmente ligada a hábitos, costumes e valores.
Mesmo seguindo em direções opostas é extremamente necessário alçar voos mais arriscados quando se decide empreender, pois o sucesso só chega para aqueles que se lançam às incertezas e estão preparados para lidar com as consequências de suas decisões. Quando o assunto é estar preparado, o passo mais importante é conhecer o perfil do empreendedor brasileiro.
Embora 57% dos empresários do Brasil sejam jovens entre 18 e 34 anos, o Sebrae mostra que a terceira idade é a maior responsável pela geração de emprego no país. Mas, ao contrário da visão de um empresário com diversos cursos e diplomas concluídos, a realidade é que quase metade dos 2 milhões de empreendedores com mais de 65 anos, possui apenas o Ensino Fundamental.
Para empregar tantas pessoas e prosperar em seu negócio, a experiência é muito útil, mas e se uníssemos essa vivência com os recursos tecnológicos que o século XXI fornece com tanta facilidade? No lugar de cadernetas e blocos de anotações para registrar todos os gastos e vendas, já é possível utilizar a praticidade de sistemas, onde tudo é automaticamente calculado a partir dos registros diários.
Além disso, existem ferramentas capazes de ajudar as empresas com o controle do fluxo de caixa e a gestão do capital de giro, sendo necessário apenas solicitar as informações quando se tem necessidade de saber. E essas, são apenas alguns dos recursos mais simples entre as centenas disponíveis no mercado. Outra vantagem que a tecnologia traz é a praticidade para se relacionar com fornecedores.
Enquanto antes eram necessários telefonemas, centenas de papéis e o pagamento era efetuado à vista ou em até três parcelas, dificultando para o comerciante menor, que possui um capital de giro inferior, hoje por outro lado, é possível adquirir produtos para abastecer um estoque com a facilidade de alguns cliques em marketplaces voltados a comerciantes e com formas de pagamento que podem trazer mais vantagens, como um número de parcelas maior ou descontos para pagamentos à vista.
Além disso, as negociações em grandes quantidades realizadas por esses marketplaces fazem com que o preço ao lojista possa ainda ser reduzido e plataformas como a Blu oferecem soluções one-stop shop para iniciar seu negócio, que vão desde soluções de adquirência, conta digital até uma plataforma para se relacionar com seu fornecedor e obter as melhores condições de pagamento;
O ser humano se prende a seus hábitos, porém é necessário desapegar quando existem novas possibilidades que são capazes de agregar bons resultados e, no caso de comerciantes, aumentarem seus lucros. Não há como se manter firme no mercado sem a capacidade de se adaptar e utilizar as novidades ao seu redor como propulsor para seu desenvolvimento.
E o seu negócio? Já está utilizando o que o século XXI oferece a seu favor? Se não, é a hora de abrir os horizontes e verificar o que se pode evoluir hoje.
(*) – Formado em Engenharia Mecatrônica pela USP, com passageme pela GP Investimentos, BCG e Gympass, é co-CEO da Blu (https://www.blu.com.br/).