A cada ano acontecem cerca de 500 mil acidentes de trânsito envolvendo caminhões, apenas nos Estados Unidos; esses números tornam a profissão de motorista desses veículos a mais mortífera daquele país.
Vivaldo José Breternitz (*)
A NHTSA – National Highway Traffic Safety Administration diz que 80% dos acidentes são causados por distração dos motoristas nos segundos anteriores à colisão. Já a Foundation for Traffic Safety diz que 21% das colisões com vítimas fatais são causadas por fadiga.
Com o objetivo de melhorar esses números, a Cipia, empresa israelense de soluções de sensoriamento inteligente, desenvolveu um sistema de monitoramento do interior de cabines de veículos, batizado Cabin Sense.
O sistema pode identificar características dos passageiros, incluindo idade e sexo, sua postura, uso de assentos infantis quando há crianças a bordo, uso de cintos de segurança e presença de objetos como bolsas e telefones.
Usando inteligência artificial e visão computacional, monitora a identidade e o estado do motorista em tempo real, incluindo vetor do olhar, a abertura dos olhos e o piscar e o uso de celular e cigarros, visando identificar sinais de sonolência e distração. Detectada qualquer anomalia, o sistema emite alertas para os motoristas e administradores de frotas conectados aos veículos.
O próximo passo será a integração dessa ferramenta a câmeras ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), sistemas voltados ao exterior do veículo, otimizando avisos de saída de faixa e assistência para mudança das mesmas, frenagem de emergência e outros.
Acredita-se que muitos desses recursos em breve se tornarão obrigatórios, sempre objetivando aumentar a segurança no trânsito.
(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de IoT.