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Qual a importância do SMS para o varejo?

em Destaques
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Marcos Guerra (*)

O que não faltam são plataformas e ferramentas modernas, velozes e interativas para proporcionar uma comunicação próxima entre os varejistas e seus clientes.

Diante de tantos avanços, é comum presenciar estranhamentos frente à permanência do SMS (Short Message Service, em português: Serviço de Mensagens Curtas) como estratégia de relacionamento entre as marcas.

Mesmo parecendo pouco atrativo à primeira vista, o sistema de mensageria curta é um excelente canal de comunicação para o setor, o qual proporciona enormes benefícios para a fidelização e atração dos clientes e, o consequente aumento de vendas do negócio. A transformação e adaptação para o digital foram as grandes palavras de ordem que remodelaram o modelo de negócios do varejo nos últimos anos.

Com a migração para o online, novas estratégias foram elaboradas para que os lojistas alcançassem seus clientes à distância e, com a mesma proximidade e qualidade de atendimento. Nesse cenário, o SMS se mostrou uma das ferramentas mais assertivas na jornada e compra dos clientes, possibilitando o envio de mensagens personalizadas de forma praticamente instantânea e, com altos índices de retorno.

Os consumidores são mais propensos a abrir e se comunicar por mensagens de texto de empresas de comércio eletrônico e varejo. Segundo dados divulgados pelo Text Message Marketing Report 2020, esta preferência engloba 46% dos usuários, atraídos por benefícios como compartilhamento de promoções, descontos, acompanhamento do pedido, dentre muitas outras opções.

Uma vez enviadas, a taxa de abertura alcança a marca extraordinária dos 98% – junto com uma taxa de cliques de 36% pela preferência de ofertas vindas diretamente por texto, ao invés de terem que acessar o site das companhias em busca de descontos atrativos. Considerado como um canal estável, o SMS é extremamente versátil para ser adequado a qualquer estratégia ou objetivo dos lojistas.

Sua diversificação de uso é enorme – podendo ser utilizado para o lançamento de produtos, envio de cupons de desconto, abandono de carrinho, mensagens transacionais de compra e programas de fidelização. Além destas multifuncionalidades, este serviço dispensa a necessidade de conexão à internet para seu funcionamento, um importante benefício quando comparado a outros sistemas disponíveis no mercado.

Ainda, a informalidade e eficiência popularmente intrínsecas no envio de mensagens eleva os resultados de seu desempenho. Cerca de 68% dos usuários dizem que verificar, enviar e responder mensagens de texto é a atividade com a qual estão mais envolvidos em seus telefones ao longo do dia, de acordo com o relatório.

De forma complementar, mais de 60% desejam ter a possibilidade de enviar mensagens às empresas sobre seus produtos, resolução de problemas, instalação, e outros serviços corriqueiros do processo de compra. Todas essas funcionalidades são permitidas pelo SMS. É um canal muito menos invasivo, onde o cliente pode aceitar o recebimento da mensagem e, ainda, escolher por sair da lista de contatos caso não deseje continuar recebendo o conteúdo.

Para o varejo, essa ferramenta é extremamente valiosa, uma vez que consegue enviar mensagens para uma enorme abrangência de públicos diferenciados ou, ainda, de maneira segmentada com conteúdos direcionados para cada perfil e histórico de compra. Cerca de 97% das empresas que adotaram este sistema de mensageria curta criaram uma comunicação mais eficaz e próxima, de acordo com o mesmo relatório.

Mesmo frente aos constantes avanços tecnológicos no comércio, o SMS ainda se mostra um dos meios mais eficazes para o setor varejista – especialmente com o crescimento do e-commerce. Para aqueles que adotarem este canal, contudo, é indispensável contar com o trabalho de um broker oficial para ter acesso à todas as informações das campanhas, tais como taxa de recebimento, de conversão, engajamento e de saída.

Com este apoio, seu comércio estará seguro de contar com um meio oficial para enviar e receber essas mensagens e, ainda, um sistema que permita o acompanhamento das ações certeiras e as que não estão trazendo o resultado desejado. Em uma eterna disputa pela atenção dos consumidores, o SMS é um dos meios mais eficazes para criar uma relação duradoura com seus usuários.

Muito além do que divulgar seus produtos, este canal proporciona uma comunicação próxima, responsiva e assertiva frente às preferências de cada um – características altamente valorizadas pelos clientes nesta era digital e que devem, dessa forma, fazer parte de toda estratégia de marketing dos varejistas.

(*) – É Superintendente de Receita e Marketing na Pontaltech, empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel (www.pontaltech.com.br).