Em meio a um cenário de grandes transformações e discussões em torno da adoção de energias renováveis, a EY lançou a pesquisa ‘Navigating the Energy Transition Consumer Survey’, que contou com a participação de 34 mil consumidores em 17 países, com o objetivo de entender suas necessidades, valores e expectativas em relação ao consumo de energia.
Os dados mostram que existem oportunidades atraentes para as empresas do setor que estiverem dispostas a reformular seus negócios e, assim, inserir os clientes no topo de suas principais prioridades. “Os fornecedores de energia estão enfrentando vários desafios, mas atender às expectativas dos clientes pode ser considerado o mais difícil até agora. As constantes evoluções tecnológicas fazem com que seus hábitos apresentem significativas alterações.
Direcionar o foco da empresa na transformação da experiência do consumidor é uma estratégia vencedora. Isto se traduz em aproveitar maneiras mais ágeis de se trabalhar e criar uma cultura para melhorar, inovar e colocar as pessoas em primeiro lugar, de maneira constante”, explica André Flávio, diretor-executivo do setor de Energia da EY.
De acordo com a pesquisa, 92% dos entrevistados têm em suas residências um novo produto ou serviço relacionado à energia, 86% estão interessados em geração própria, 25% estão considerando a compra de um carro elétrico e 13% pensam em armazenar baterias nos próximos três anos.
Esta combinação de interesses e a adoção cada vez maior de soluções energéticas estão mudando a relação da indústria com seus clientes. Esse público é mais ativo e engajado, participante de um ecossistema de energia mais dinâmico e variado. A pesquisa aponta que a demanda por experiências integradas e soluções simples, mas sofisticadas e de ponta a ponta, serão o novo padrão. E os fornecedores que se adaptarem rapidamente a essa nova dinâmica sairão em vantagem.
. Preocupação ambiental – A pesquisa revela, ainda, que os consumidores têm demonstrado grande interesse em adquirir novos produtos e serviços ligados à energia quando seus benefícios envolvem economia de dinheiro, economia de tempo e proteção do planeta. Embora o custo continue sendo o fator mais crítico nas decisões de compra (53%), o impacto no meio ambiente (47%) e o quanto estas novas soluções tornam suas vidas mais fáceis (34%) também são aspectos importantes.
Esses fatores são ainda mais relevantes para aqueles que consideram as compras nos próximos três anos, sendo esse custo algo crítico para 67% dos entrevistados, o meio ambiente para 51% e a conveniência para 36%. Embora a atenção dos consumidores esteja voltada à sustentabilidade, é importante salientar que isso que não se aplica a todos. Os fornecedores do setor de energia deverão focar em abordagens personalizadas e alinhadas às motivações de cada cliente.
. Novo perfil – A pandemia acelerou as mudanças na forma como trabalhamos e vivemos, criando um segmento de clientes cada vez mais presentes em suas residências e que se comportam muito mais como uma pequena empresa. Sendo assim, 64% dos que trabalham em casa verificaram seu consumo de energia pelo menos uma vez por mês (12% acima da média) e 70% estavam interessados em soluções de eficiência energética (8% acima da média).
Os fornecedores têm hoje mais de um quinto dos clientes residenciais mais dependentes de energia. Eles entendem que este novo segmento pode elevar o grau de relacionamento caso invistam de forma efetiva na oferta de tarifas personalizadas e soluções de energia voltadas a esse público.
Os dados mostram que os consumidores, embora façam uso constante dos canais digitais ao interagir com os fornecedores do setor, em certos casos preferem o contato humano. Mas 62% revelaram ter tido problemas ao usar o serviço digital e 37% não estão confiantes em relação a esses serviços – número que aumenta para 50% em relação à Geração Z.
De qualquer modo, as gerações Y e Z tornaram-se o maior grupo demográfico do mundo e são hoje os consumidores mais engajados no que diz respeito à energia, estando mais propensos a monitorar e ter maior controle sobre seu próprio consumo. Em uma análise geral, os dados revelam que os consumidores estão cada vez mais cientes das questões ligadas à sustentabilidade.
Segundo a pesquisa, 64% dizem que obter produtos e serviços sustentáveis é algo crítico, 36% estão dispostos a pagar mais por eles e 54% dizem que estão satisfeitos com o que vem sendo oferecido atualmente.
Quando questionados sobre o que os fornecedores precisam fazer para demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade, as respostas se dividem entre fornecer novos produtos e serviços (52%), apoiar programas locais de sustentabilidade (50%), oferecer soluções de energia verde (50%) e operar por meio de uma frota verde (27%). – Fonte e mais informações: (https://www.ey.com/en_br).