“Tempo é dinheiro”. Todo mundo já está cansado de ouvir essa frase. Apesar de ser clichê, a expressão é muito verdadeira e resume o dia a dia dos empreendedores. Esta época do ano, pós Black Friday e com a agitação do Natal, é o momento perfeito para fazer aquele balanço comercial do ano, ver o que foi feito, como e, principalmente, o que pode ser melhorado.
O objetivo de todo empreendedor, independentemente do segmento em que atua, é aumentar o faturamento. “É preciso parar e se perguntar: Como isso pode ser feito dentro do meu nicho? Como sair à frente da concorrência? Qual será o meu grande diferencial?”, indaga Fabio Garcia, CEO da Mais Envios, empresa de inteligência logística. A ideia é focar no negócio para fazê-lo crescer no próximo ano.
Geralmente, já temos na ponta da língua quais nossos desejos. Mas é importante que essa lista exista tanto para você, como pessoa física, quanto na sua versão pessoa jurídica (você, empreendedor). Ao aliar as respostas para essas perguntas a um planejamento você pode, efetivamente, conquistar grandes passos para 2022.
Para começo de conversa, pegue suas datas-chave de vendas, os períodos em que mais vendeu em 2021, e questione:
- Você vendeu o quanto esperava ou as vendas superaram as expectativas?
- Quais as reclamações mais frequentes dos seus clientes, e como sua marca lidou com cada uma delas?
- Quais as estratégias para vencer a concorrência e o famigerado abandono de carrinhos?
Assim como muitas pessoas costumam fazer em suas vidas pessoais e anotar seus desejos em uma lista, deixamos aqui um convite para você fazer o mesmo, mas para sua empresa. Para facilitar, Garcia dá uma ideia: “tornar seu produto irresistível, a ponto de quem olhar, não pensar duas vezes para finalizar a compra”. E, para fazer isso, é simples, basta seguir alguns passos:
1) Seu produto precisa ter qualidade. Não venda gato por lebre;
2) Sua marca precisa entregar o que promete. Por isso, confira seu estoque. Quando o cliente compra algo, quer receber exatamente o que escolheu, e na quantidade desejada;
3) Aprendizado nunca é demais. Invista em cursos para você e toda a equipe, para que todos tenham aquela energia renovada para começar o ano a todo o vapor;
4) Se sobressaia no meio do mercado. Invista no combo ‘preço competitivo + frete dos sonhos’.
Grande parte do ‘desafio’ de vencer a concorrência é conseguir oferecer um frete mais atrativo, com valor e prazo de entrega menores. Além disso, aliamos nosso trabalho com softwares que permitem que a empresa e o consumidor final saibam exatamente onde está o produto. Esse tipo de rastreio garante maior confiança por parte do cliente, é como uma garantia de que sua compra vai chegar ao destino no tempo correto, explica o CEO.
Se começar a fazer esse planejamento para sua empresa agora, há chances de conseguir realizar os pontos de melhoria. O planejamento é a chave para alcançar o sucesso, tanto para lojas físicas quanto para os e-commerces. Os empreendedores precisam ajustar o que não deu certo em 2021, analisar os indicadores desse ano e mapear as oportunidades existentes para o próximo.
Esse período em que todos praticam a reflexão também deve acontecer dentro das empresas. O empresário pode, inclusive, pedir para os colaboradores opinarem e darem sugestões para um fluxo melhor do trabalho.
“Vale a pena ouvir cada uma das ideias, sempre tem algo que podemos aprender e melhorar”, ressalta o executivo. Ao focar na perspectiva de crescimento e no potencial da marca, com planejamento e organização, é possível transformar a wishlist do começo do ano em marcos do negócio.
Afinal, tempo é dinheiro. E tempo e dinheiro são duas coisas que o empreendedor precisa ficar atento. – Fonte e outras informações: (https://maisenvios.com.br/).