Alexandra Avelar (*)
As redes sociais estão passando por uma evolução massiva. Elas não são mais apenas plataformas que você acessa para se conectar com amigos e familiares. O TikTok, por exemplo, transformou todos seus usuários em criadores.
Além disso, no início deste ano, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, realizou uma Instagram Live confirmando que a rede social está deixando de ser um aplicativo de compartilhamento de fotos para concentrar seus esforços em criadores, vídeos, mensagens e compras. Declarações como essa mostram que hoje, os aplicativos de redes sociais são um lugar para seus usuários consumirem notícias, entretenimento e, mais recentemente, fazer compras, o que chamamos de social commerce.
Os influenciadores e criadores de conteúdo, por sua vez, desempenham um papel fundamental em termos de estratégia de social commerce, oferecendo máxima visibilidade para a marca e produtos em questão, sendo um caminho natural a vitrine virtual da empresa. Com a ajuda da tecnologia de social commerce, os consumidores podem descobrir produtos simplesmente por meio de conteúdo postado por um influenciador que eles seguem. É tão fácil quanto ver, clicar e comprar.
Vivemos em um mundo onde os itens nos encontram, em vez de nós os encontrarmos – esse é realmente o epítome de um ótimo marketing – e os influenciadores tornam esse processo muito mais fácil. O que está impulsionando o crescimento do marketing de influência? Cada vez mais, as marcas estão implementando o marketing de influência como parte de sua estratégia de social commerce para aumentar seu público nas redes sociais e entregar autenticidade, resultando em maior envolvimento, reconhecimento e ROI tangível.
De fato, entre 2019 e 2021, o marketing de influenciadores mais que dobrou, passando de US $ 6,5 bilhões para US $ 13,8 bilhões. E esse número só vai aumentar à medida que cresce a demanda por criadores de conteúdo. A pandemia forçou as marcas a mudar suas estratégias de marketing em velocidade recorde. A transformação digital tornou-se uma prioridade principal, pois as empresas físicas perderam a maior parte do tráfego de clientes literalmente da noite para o dia.
Para superar os desafios monumentais causados pela pandemia, as empresas aumentaram os orçamentos de marketing de mídia social e reconsideraram seus investimentos em marketing de influenciadores. Com pessoas ficando mais tempo online, o marketing de influenciador se tornou um método eficaz para passar a mensagem certa para o público certo da maneira mais conveniente possível.
De acordo com uma pesquisa GlobalWebIndex de julho de 2020, 96% dos consumidores que seguem influenciadores disseram que, no pico da crise, passaram a se envolver mais ou tanto quanto com os criadores de conteúdo. Como os consumidores mais jovens são mais difíceis de alcançar por meio dos canais de mídia tradicionais, a Geração Z continuará a impulsionar o aumento do marketing de influenciadores, especialmente à medida que seu poder de compra continua a crescer.
Os números atuais já pintam um quadro atraente: atualmente, 40% da Geração Z e millenials já compraram algo enquanto assistiam a uma transmissão ao vivo em um aplicativo de rede social. E essa forma de marketing está se tornando mais baseada em dados do que nunca, dando às marcas recursos de medição adicionais para avaliar seu sucesso.
As plataformas avançadas de gerenciamento de redes sociais agora podem oferecer visualizações detalhadas de desempenho para ajudar os profissionais de marketing a entender como suas colaborações afetam seus resultados financeiros.
Como identificar o influenciador ideal para se conectar com seu público? Não é nenhuma surpresa que o marketing de influência tenha se tornado um caminho para uma empresa aumentar sua presença digital e desenvolver sua marca.
Os influenciadores certos ajudam as empresas a desenvolver relacionamentos genuínos com os principais públicos nas mídias sociais, além de expandir o alcance de uma empresa em novos segmentos de clientes. Em uma pesquisa recente da Mediakix, 89% dos profissionais de marketing disseram que o ROI do marketing influenciador é melhor ou comparável a outros canais. Mas você não pode simplesmente entrar em contato com Kylie Jenner na esperança de alcançar seus 259 milhões de seguidores no Instagram.
Quando se trata de táticas de marketing de influenciador, maior nem sempre é melhor, pois os microinfluenciadores apresentam uma taxa de engajamento até 60% maior em comparação com os macroinfluenciadores. Microinfluenciadores também têm uma taxa de conversão 20% maior que pode impactar positivamente as vendas de e-commerce de uma marca.
O engajamento e a conversão de seguidores de um microinfluenciador são geralmente maiores porque os usuários confiam no indivíduo, são mais propensos a comentar, se engajar e até clicar no botão “comprar”. De acordo com uma pesquisa, as taxas de engajamento para nanoinfluenciadores no Instagram provaram ser dez vezes as taxas de engajamento obtidas com mega e macroinfluenciadores.
Independentemente de seu setor ou região, colocar influenciadores como parte de sua estratégia de social commerce é a chave para atingir seus objetivos de marketing de mídia social. Em um mundo onde apenas 4% dos consumidores acreditam em táticas de marketing e publicidade, a capacidade de falar com seu público por meio de um recurso confiável é uma ferramenta de marketing essencial.
Ao unir seus esforços de marketing de influência e social commerce, você cria a sinergia perfeita para uma estratégia de marketing bem-sucedida e excelentes resultados de e-commerce.
(*) – É country manager da Emplifi no Brasil (https://emplifi.io/).