Pelo menos 50 milhões de brasileiros pretendem abrir um negócio nos próximos três anos. É o que revela a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, realizada com apoio do Sebrae. Segundo o estudo, em apenas um ano, a taxa de empreendedorismo potencial no Brasil cresceu 75%, passando de 30%, em 2019, para 53%, em 2020.
De acordo com o empresário serial José Paulo Pereira Silva, mestre e doutor em Administração de Empresas, a atividade empreendedora exige atributos fundamentais. No dia a dia, estas atitudes são cruciais para a conquista de resultados excepcionais.
Como CEO do Grupo Ideal Trends, e autor do livro ‘Lições para você construir negócios exponenciais’, ele compartilha a lista de características empreendedoras fundamentais para o sucesso. Confira!
- Tenha iniciativa – Agir com proatividade, buscar expandir negócios e aproveitar oportunidades. O empreendedor é aquele que analisa o presente tendo o que acontecerá no futuro como perspectiva.
- Seja persistente – Os erros cometidos são irrelevantes, assim como as dificuldades enfrentadas no caminho. Quem quer administrar um negócio deve persistir, ajustar ou mudar os planos para superar as adversidades.
- Corra riscos calculados – Trabalhe para ter e criar alternativas. Assim, mesmo diante de uma situação não planejada, você terá os instrumentos para contorná-la.
- Exija qualidade e eficiência – É fundamental entender a necessidade de melhorar o negócio e os produtos continuamente para satisfazer e exceder as expectativas dos clientes. Para isso, deve-se criar procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade.
- Tenha comprometimento – O empreendedor assume responsabilidades e não coloca a culpa nos outros. Ele deve firmar este compromisso para atuar com a equipe na busca por resultados.
- Busque conhecimento – Sempre esteja de olho nas formas de aprender e atualizar aquilo que já sabe. Entenda que o grande sábio é aquele que reconhece que não tem conhecimento suficiente, mas se esforça para adquiri-lo de forma contínua.
- Estabeleça metas – É importante ter uma visão clara, de longo prazo, e criar objetivos mensuráveis com indicadores adequados, que facilitem o monitoramento do negócio a qualquer momento.
- Planeje e monitore – É vital ter um planejamento estratégico para a empresa. Isso faz parte de uma visão holística do negócio e das reais potencialidades. Mas não basta planejar. É preciso executar e acompanhar aquilo que está sendo feito.
- Tenha uma rede de contatos – Para que o empreendedor possa vender, é preciso criar estratégias para obter apoio para os projetos, vindo de pessoas chave, e desenvolver redes de contatos e relacionamentos.
- Confie no seu instinto – Um líder empreendedor precisa confiar no instinto e na própria opinião, mas não deve deixar de ouvir a opinião e o conselho dos outros.
José Paulo pontua que, para se criar uma grande organização se leva tempo e dá trabalho, mas para destruí-la é rápido, basta que faltem com integridade. Para que isso não ocorra com você, que deseja empreender, ele deixa uma dica de ouro.
“Uma empresa só pode ser a melhor se ela contar com a confiança de todas as partes envolvidas, seja dos colaboradores, fornecedores ou clientes. Não tolere a falta de integridade”, finaliza. Fonte e outras informações: (www.josepaulogit.com).