Um dos dez Compromissos de Impacto Positivo do Itaú Unibanco é o de Cidadania Financeira, que visa fornecer subsídios para expandir o acesso aos serviços financeiros e oferecer ferramentas e conteúdo que apoiem decisões financeiras mais saudáveis. Com esse objetivo, o banco preparou a segunda edição da pesquisa Dinheiro Tabu, feita pela consultoria Box1824, que traz dados sobre a relação dos brasileiros com suas finanças.
A primeira edição, realizada em 2017, abordou a relação emocional dos brasileiros com o dinheiro. Já a edição de 2021 traz uma perspectiva dos principais impactos da pandemia sobre essa relação. O estudo foi feito com as respostas de 2 mil pessoas em todo o país, além de grupos focais com especialistas em finanças.
A pandemia aprofundou e evidenciou questões estruturais e urgentes do país.
Com isso, muitos brasileiros tiveram de reavaliar a maneira como estavam lidando com o próprio dinheiro: 86% dos entrevistados afirmaram que a relação mudou durante a pandemia, ao perceberem a importância de se organizar e, principalmente, de guardar dinheiro. A onda crescente de influenciadores digitais e conteúdos sobre educação financeira disponíveis na internet resultou em 52% dos entrevistados afirmando que buscam mais informações com temática financeira no dia a dia.
A satisfação dos brasileiros quanto a sua maneira de lidar com o próprio dinheiro aumentou desde 2017: de 6,4 para 7,1, em uma escala de 0 a 10. O que era motivo de preocupação se tornou motivo de conversa, e 7 em cada 10 pessoas se acostumaram a falar sobre dinheiro com pessoas próximas. Na pesquisa anterior, de 2017, 46% dos entrevistados afirmaram que preferiam nem olhar para o próprio dinheiro por acharem “estar fazendo algo errado”.
A pesquisa ainda identificou quatro tipos de perfis, que sinalizam diferentes estágios da jornada de consciência do brasileiro com as finanças. São eles:
• Alienados (5%) – Ignoram e negam o dinheiro
• Incomodados (28%) – Lutam contra o dinheiro
• Motivados (48%) – Buscam lidar melhor com o dinheiro
• Plenos (19%) – Tem habilidade com o dinheiro
A importância do estudo Dinheiro Tabu está no direcionamento de como as pessoas estão buscando melhorar suas relações com o dinheiro e como as instituições financeiras podem ser parceiras nesse processo de conscientização. A diretora de Relações Institucionais do Itaú Unibanco, Luciana Nicola, explica:
“Acreditamos que é primordial apoiar o cliente a tomar decisões financeiras equilibradas e conquistar seus objetivos pessoais, indo além de ofertar o produto correto. Exemplo disso foi o Programa Travessia, lançado em abril de 2020 para o enfrentamento do impacto da pandemia para os clientes, que alongou o prazo de pagamento para mais de R? 40 bilhões em dívidas e concedeu R? 10 bilhões em crédito novo desde o seu lançamento”. – Fonte: AI/Itaú Unibanco.