De acordo com o IBGE, cerca de 60% das empresas fecham com menos de 5 anos de atividade.
Diante disso, indagamos como a contabilidade pode atuar no processo de administração das organizações para colaborar nos processos de tomada de decisão. Neste dia (22) em que comemoramos o Dia do Contador, ouvimos os diretores executivos da JGA Assessoria Contábil, Jair Gomes de Araújo e
Francisneide Alves Tancredi, que destacaram o fato de que conheceram empreendedores iniciantes que acabaram tendo dificuldades na gestão do caixa, por misturarem os recursos financeiros pessoais com os da empresa.
Neste momento, que é crucial para organização, o empreendedor necessita do apoio e orientação do contador. O profissional de contabilidade tem expertise e pode orientar na organização financeira, contábil, tributária e previdenciária, e ainda pode trazer informações seguras para tomada de decisão, a partir de informações contábeis geradas por relatórios gerenciais, balancetes mensais, provisões e demonstrações contábeis.
O empresário bem assistido passa a ser capacitado para gerir a sua empresa de forma profissional, garantindo mais segurança nas tomadas de decisão a curto e longo prazo. Permitindo a perenidade do seu empreendimento, concluem.
É certo que ter parceria com uma contabilidade que compreenda o perfil da organização é de suma importância para que atenda dos objetivos, necessidades e possa oferecer as orientações adequadas de acordo com o segmento do cliente.
Quanto aos benefícios para entidades do terceiro setor, que buscam assessoria com uma contabilidade especializada na área, os diretores da JGA afirmam que uma assessoria contábil especializada no terceiro setor, que seja composta por uma equipe capacitada, está mais preparada para entender suas reais necessidades, podendo assim direcionar e oferecer as melhores opções para crescimento, desenvolvimento e sustentabilidade da entidade, além de auxiliar e apoiar nos processos de busca de certificações, parcerias e subvenções que possibilitem que a OSC (Organização da Sociedade Civil) esteja consolidada, legalmente estabelecida e alcance novos patamares.
Quando o assunto é sobre avanços tecnológicos e mudanças no cenário dos negócios, concordamos que eles permitem que processos sejam melhorados e otimizados para proporcionar mais assertividade e agilidade na rotina, todavia, são necessários cuidados nessa adaptação e os entrevistados, salientaram que em uma era em que ouvimos falar sobre Contabilidade 4.0, inovação para otimizar processos digitais, sistemas da área contábil cada vez mais robustos e automatizados dentre outros recursos, sem dúvidas motivam e auxiliam muito na rotina interna.
No entanto, Jair e Fran acreditam que a técnica aliada ao conhecimento da legislação contábil e legislação geral, devem estar “pari passu” para que as ferramentas e recursos tecnológicos sejam apenas um subterfúgio para atendimento mais eficaz e de qualidade aos clientes, ao invés de ser um limitador das capacidades profissionais. Pontuaram ainda que as constantes mudanças no cenário da economia, impactam diretamente na área contábil e a necessidade de sempre estar atento às alterações de normas, leis e prazos.
Hoje, Dia do Contador, é data em que o presidente Getúlio Vargas criou o primeiro curso superior de Ciências Contábeis do Brasil. Segundo os diretores da JGA, é de suma importância importância buscar capacitação e atualização, pois, pela visão de mercado, há uma certa carência de profissionais capacitados e inteirados com as atualizações da área contábil, e recomendam que a busca por conhecimento não seja algo que se encerre na graduação, mas que seja uma busca contínua, para desenvolvimento pessoal e profissional.
Dessa forma, parabenizamos à todos os profissionais da área contábil, estimando que sigam cumprindo o papel de zelar e organizar o patrimônio dos agentes econômicos e sociais com excelência trilhando um caminho de sucesso contínuo e crescente. Feliz Dia do Contador!