Não é de hoje que buscamos por maneiras de compreender o consumidor para que possamos influenciá-lo. Afinal, é disso que o marketing como um todo se trata. Entretanto, é difícil acompanhar os clientes quando eles mudam tão rápido, graças às novas tecnologias e também às novas formas de consumir. Por esse motivo, a maneira mais eficiente de conhecê-los é analisando o Comportamento do Consumidor.
Essa é uma área do marketing digital que se dedica não apenas a compreender quem é o comprador, mas principalmente em saber o que ele faz na hora de consumir. Com os conhecimentos do comportamento do consumidor em mãos, você será capaz de encontrar as melhores estratégias e desenvolver as melhores campanhas para tornar a sua empresa escalável e forte entre a concorrência.
A forma como compramos se alterou drasticamente nos últimos anos. Até há pouco tempo, pensar que poderíamos fazer compras de supermercado sem sair do conforto do nosso lar era inimaginável, mas hoje é uma realidade cada vez mais comum.
Do mesmo jeito, podemos pensar como o local onde compramos se altera, uma vez que, em especial com o isolamento social que vem desde 2020, as lojas físicas perderam um pouco do espaço que é conquistado à passos largos pelos e-commerces. Tendo tudo isso em vista, podemos afirmar que o que sabíamos sobre os clientes não vale tanto mais, e que, por isso, é preciso se atualizar quanto a forma como eles se comportam, pois só assim seremos capazes de acompanhá-los e influenciá-los.
Dentre as novas e promissoras estratégias de marketing digital que aparecem para suprir essa necessidade de mudança, o ZMOT (Zero Moment of Truth), ou Momento Zero da Verdade, é a mais importante delas. Sendo ele definido como um momento no qual o cliente busca por informações para que decida pela compra ou não de um serviço ou produto, o ZMOT sempre existiu mas se intensifica em um mundo tecnológico.
Descoberto pelo Google, em parceria com a Shopper Sciences, foram entrevistados clientes de mais de 5.000 empresas, tudo para responder a pergunta: O que você faz antes de comprar algo? – O resultado foi um detalhado estudo do comportamento do consumidor moderno, o qual pode ser resumido em 4 passos simples. São eles:
. Ranqueamento Orgânico em Mecanismos de Busca
. Avaliações e Reviews Online de Antigos Consumidores
. Oferecer Tabelas ou Listas Comparativas para os Produtos ou Serviços
. Oferta de Cupons de desconto ou Vantagens financeiras diversas.
Ao colocar esses pilares em prática, a empresa se torna muito mais atrativa e se prepara para o comportamento do consumidor moderno. E como forma de te ajudar a desenvolver os pilares do seu negócio, vamos abordar o
Ranqueamento em Mecanismos de Busca:
É fácil entender o porquê dele ser tão importante para o comportamento do consumidor. Toda vez que queremos saber ou comprar algo e estamos em dúvida, o movimento natural é recorrermos para nossos celulares para “dar um Google” no que for necessário. Assim, ao entender o funcionamento dos mecanismos de busca e como eles organizam seu ranqueamento orgânico, somos capazes de usar estratégias de marketing para usufruir dessa organização.
Dados coletados em 2021 pela Smart Insights mostram que normalmente os consumidores, ao realizarem uma pesquisa online, acessam apenas os três primeiros links ranqueados de modo orgânico. Na prática, isso significa que, caso você não faça parte dos três primeiros ranqueados, os consumidores não chegarão até sua empresa, uma vez que esse é o comportamento padrão deles.
Como uma forma de subir posições e começar a fazer parte do momento e escolha do público, invista em estratégias de Marketing de Conteúdo e SEO.
Para tal, busque compreender bem a sua persona e como é feita a jornada de compra do seu clientes. Ao saber dessas informações, você conseguirá desenvolver sua empresa para as necessidades do público. Outro ponto essencial para entender como o cliente moderno se comporta é ficar de olho nas avaliações online que antigos compradores fazem sobre a sua empresa. Para entender melhor esse pilar do ZMOT, pense em como acontecia o momento de escolha do público antes do surgimento da internet.
Toda vez que pensávamos em comprar algo, era natural que perguntássemos a parentes e amigos o que achavam do produto ou da marca. Isso, que chamamos de marketing boca a boca, ganha novos patamares num mundo tecnológico, evoluindo para o marketing boca a boca 4.0. As pessoas continuam querendo saber a opinião de terceiros quando estão prestes a comprar, mas agora se importam mais com a avaliação de desconhecidos online do que com a de conhecidos no mundo físico.
Como prova desse novo e persistente comportamento, trazemos dados da Bight Local para que possamos entender: de acordo com o estudo realizado, descobriu-se que, entre a população de 18 a 34 anos, mais de 95% dos clientes buscam por avaliações e avaliações online antes de qualquer compra. Se isso não fosse o suficiente, 57% deles afirmam só comprarem quando essas avaliações estão entre 4 e 5 estrelas. Assim, é essencial que as empresas acompanhem esse comportamento e se mantenham atentas a forma como os consumidores falam sobre elas na internet.
Manter um olhar atento e construir uma boa reputação online é a melhor forma de influenciar os clientes. E agora que você já sabe muito bem como os clientes se comportam atualmente e como você pode se preparar para encará-los, convencê-los e fidelizá-los, é hora de arregaçar as mangas e colocar tudo em prática. – Fonte e outras informações: (www.zmotinstitute.com).