Para oferecer opções de entregas e coletas ainda mais rápidas, muitas empresas viram nas dark stores uma oportunidade de dar mais rapidez e eficiência à operação, ao mesmo tempo em que reduzem custos de armazenamento e transporte.
Em termos gerais, uma dark store é um lugar onde as empresas – que realizam vendas online – podem armazenar seus produtos previamente embalados e selecionados para envio. Dessa forma, um pedido pode ser despachado apenas alguns minutos depois de um comprador finalizar a compra pela internet.
“O fato é que, além de oferecer boas vantagens para as empresas e operações logísticas, as dark stores também entregam mais comodidade ao consumidor que, mesmo em um futuro pós-pandemia, provavelmente continuará adotando alguns dos novos hábitos de consumo”, conta Caio Reina, CEO e fundador da RoutEasy, startup de tecnologia que atua no planejamento, controle operacional e gerencial de rotas complexas de entregas, coletas e serviços de campo.
Para falar sobre os benefícios das dark stores, o especialista separou quatro vantagens deste tipo de loja para o comércio eletrônico:
- – Maior eficiência da operação – Como as dark stores têm um tamanho muito menor do que os depósitos convencionais e são dedicadas a armazenar e entregar pedidos realizados on-line, é possível gerenciar os níveis de estoque de forma muito mais fácil.
- – Maior satisfação e fidelização do cliente – Ao oferecer opções de entregas e coletas seguras e com prazo de apenas algumas horas, uma marca gera mais valor em termos de confiança e eficiência. A proximidade entre a dark store e o cliente também diminui o custo da operação, facilitando o “frete grátis”. Assim, é muito mais provável que os consumidores a considerem em uma próxima compra e se tornem clientes fiéis, além de recomendar a marca para outras pessoas.
- – Mais flexibilidade no armazenamento – As dark stores oferecem flexibilidade suficiente para ajustar o estoque e lidar com um volume de pedidos específicos para cada região. Isso porque o layout pode ser pensado para maximizar a capacidade de armazenamento para uma diversidade maior de produtos. É uma boa oportunidade para se lançar em novos mercados sem ter que investir em novos espaços físicos
- – Mais disponibilidade – As dark stores não enfrentam as mesmas restrições em seus horários de funcionamento que são impostas às lojas convencionais. Logo, a operação pode funcionar 365 dias por ano, 24 horas por dia. As coletas e os pedidos podem ser realizados em horários que sejam mais convenientes para os consumidores. – Fonte e mais informações: (https://lp.routeasy.com.br/).