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Como utilizar o Marketing Conversacional para incrementar as vendas

em Destaques
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

O marketing conversacional é uma nova dimensão no mundo das vendas com o objetivo de criar uma forma mais direta e pessoal de estar em contacto com os clientes. Uma das principais características dessa estratégia é a conexão com os usuários e a acessibilidade que você oferece a eles. O objetivo é estabelecer uma comunicação direta com os consumidores de uma forma imediata, pessoal, responsiva, útil e humana.

Mesmo para quem não é amante de tecnologia e aplicativos, o uso de chats já faz parte do dia a dia da maioria das pessoas. Ferramentas como o Whatsapp revolucionaram a forma como nos comunicamos, fazemos negócios e compramos produtos e serviços. Porém, ainda existem empresas que ainda não enxergam o enorme potencial desses aplicativos como uma ferramenta de marketing quase perfeita. Especialistas da Another Company, agência de comunicação regional independente, explicam como usar o WhatsApp a seu favor e expandir seus negócios.

  • Por que usar o WhatsApp em sua estratégia de marketing? – Você já sabe que o WhatsApp pode ser usado para manter a comunicação direta com seus clientes, para oferecer um atendimento personalizado, mas você sabia que também pode usá-lo para enviar conteúdo valioso? Além de atender consultas e receber reclamações, a app pode alavancar suas vendas. As vantagens de usar este aplicativo são:

• A seção “Catálogo”: lá você pode exibir todo o seu estoque e distribuí-lo de forma muito eficiente.
• Esqueça o algoritmo! Não é como o Facebook ou o Instagram que mudam constantemente seus padrões de distribuição de conteúdo. No WhatsApp seu alcance orgânico é 100% garantido.
• Visibilidade garantida: o WhatsApp é essencial em nosso dia a dia, por isso os usuários de smartphones consultam suas notificações mais do que qualquer outro aplicativo. Portanto, as mensagens enviadas por meio deste aplicativo têm uma chance muito maior de serem lidas do que as enviadas por outros canais, como e-mails ou redes sociais.
• Você sabe imediatamente se suas mensagens atingiram o objetivo ou não, graças ao fato de que na maioria dos casos você poderá ver o “se foram vistas”.
• Você pode usar vários formatos para enviar conteúdo. Desde textos simples a gifs, áudios, PDFs, documentos, vídeos, figurinhas, entre outros. Dependendo do seu estilo de empreendedorismo e comunicação, você deve escolher as melhores opções para ser bem recebido pelos seus clientes.
• É possível utilizar o WhatsApp Web para responder com ainda mais rapidez e controlar melhor suas interações, além de ser mais confortável e profissional, pois pode utilizar as ferramentas do seu computador.
• Mais confiança: Agustín Tejera, VP Digital e Criativo da Another Company explica: “um fato relevante a se considerar é que 53% das pessoas se sentem mais confortáveis na hora de comprar se puderem se comunicar com um funcionário por meio de mensagens. Este contato direto gera maior confiança e segurança no momento da compra, ao contrário dos emails, comentários e mensagens diretas das redes sociais, que muitas vezes ficam sem resposta”.

  • Tipos de mensagens e interações que você pode ter via WhatsApp – Basicamente, tudo é possível! Desde a divulgação de ofertas e promoções; concursos e sorteios; comunicar notícias; fornecer atendimento ao cliente; receber, conferir e acompanhar pedidos e remessas; até criar maior tráfego para seu site ou redes sociais. Para isso, é essencial enviar conteúdo valioso sem ser intrusivo ou ser considerado “SPAM”.

Algumas dicas para ter sucesso em uma campanha de marketing via WhatsApp:

  1. Tenha objetivos bem definidos.
  2. Preencha corretamente o perfil da empresa onde informará sua localização, horário de funcionamento, descrição e local. Preste atenção especial à foto do perfil.
  3. Peça a seus clientes que cadastrem seu número para estar em suas agendas e utilize suas redes sociais para divulgá-lo.
  4. Use as etiquetas para organizar seus clientes e chats: prospects, fechados, primeiro contato, recorrente, etc.
  5. Não confunda WhatsApp com e-mail: ninguém quer receber mensagens longas ou áudios muito longos. Por isso, seu conteúdo no WhatsApp deve ser personalizado, curto, direto, claro, relevante e compacto.
  6. Configure as mensagens de boas-vindas, ausência e Respostas rápidas. O App possui um Chatbot que se tornará seu melhor assistente.
  7. Enriqueça seu conteúdo com infográficos, vídeos curtos, imagens com texto, áudios curtos. Você também pode destacar seus textos com negrito, tachado, itálico, emojis e criar seus próprios gifs.
  8. Use os “status” para chamar a atenção do seu público de forma não invasiva, por exemplo, publicando ofertas ou notícias que durem até 24 horas.
  9. Otimize seu conteúdo a cada mês, coletando e tomando decisões com base nas estatísticas da plataforma.
  10. Estabeleça o horário de funcionamento e respeite-o: as pessoas esperam que responda rapidamente ao seu “quê”. Se não for respondida a tempo, eles sentirão que você os está ignorando.
  • Como utilizar o WhatsApp Business? – O WhatsApp Business é um aplicativo gratuito para download desenvolvido para pequenas empresas e empresas. “O grande diferencial é que permite que você tenha um perfil de empresa para agregar dados importantes como localização, horário de funcionamento, descrição, email e site. Além disso, você pode criar listas de distribuição.

Outra grande vantagem é que possui respostas automáticas e oferece estatísticas, muito úteis para saber quantas mensagens você enviou e quais foram recebidas e lidas. Por último, mas não menos importante, você pode criar um chatbot personalizado usando sua API para automatizar as interações mais comuns, ou perguntas e respostas, entre seus clientes.

Essas vantagens tornam-se ferramentas essenciais para qualquer negócio, especialmente no momento atual, em que ainda se faz necessário atender os clientes à distância”, conclui Tejera. Há algum tempo, seria impensável que um aplicativo de mensagens instantâneas pudesse se tornar um aliado para sua empresa. Hoje é uma forma não invasiva de comunicar as suas novidades, acompanhar os seus pedidos e até responder às dúvidas dos clientes. – Fonte e mais informações: (https://another.co/).