Estudo realizado pela Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, mostra que 81% das empresas brasileiras acreditam que a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) contribuirá com a geração de novas oportunidades de negócios e desenvolvimento, enquanto 19% enxergam a legislação como uma barreira, devido às normas e exigências impostas.
A pesquisa ouviu, entre agosto e setembro, mais de 500 organizações do setor privado, de diferentes portes e localizadas nas cinco regiões do país. O objetivo foi identificar o comportamento empresarial em relação à proteção de dados dos clientes e o conhecimento em relação à nova Lei, que entrou em vigor em 18 de setembro. A percepção positiva em relação à LGPD ocorre não apenas quando é avaliado o seu efeito no ambiente de negócio, mas também no relacionamento com clientes.
Segundo o levantamento, 51% dos entrevistados afirmaram concordar totalmente com as afirmações de que a Lei irá conferir mais transparência na relação, de que ela contribuirá para a maior segurança dos dados de consumidores (58%), fará com que as empresas solicitem aos clientes apenas os dados estritamente necessários para a finalidade que se propõem (60%) e deixará claro quais são as responsabilidades de pessoas físicas e jurídicas em relação à proteção de dados (57%).
Mesmo assim, 84% afirmaram ainda não dispor de mecanismos que comprovem a proteção dos dados de seus clientes. Nesse contexto, apenas 25% já iniciaram seus investimentos para se adequarem à nova legislação, 45% ainda irão investir e 30% disseram que não pretendem realizar aportes nesse sentido. “A LGPD tem potencial para impulsionar a economia e contribuir com o amadurecimento de organizações de diversos segmentos.
A empresa que estiver em acordo com a Lei se tornará mais competitiva”, afirma Paulo Watanabe, Data Protection Officer da Boa Vista. Fonte e mais informações: (www.boavistascpc.com.br).