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Saiba como fazer o planejamento estratégico da empresa para 2021

em Destaques
quinta-feira, 03 de dezembro de 2020

Luana Menegat (*)

O final de ano está chegando e com isso já temos que nos preparar para o que vem por aí. Você já começou o planejamento estratégico da sua empresa para o ano de 2021? Se você ainda não sabe por onde começar, indico como construir um projeto eficaz e que irá refletir positivamente no seu negócio!

Para começar, é preciso criar um roteiro para as suas ações, criar processos do dia a dia, criar metas, definir estratégias etc. É basicamente uma ferramenta de gestão que traça os caminhos para atingir os seus objetivos. Um planejamento é preciso seguir algumas etapas:

  1. Diagnóstico da empresa – Como a sua empresa ou sua marca é vista pelo mercado? Os processos estão ocorrendo como o planejado ou, melhor ainda, os processos estão sendo realizados? São essas e outras perguntas que você precisa preencher na sua primeira folha do planejamento.

Descobrir como está a satisfação de seus clientes, de seus colaboradores, com está a qualidade de seus produtos/serviços, enfim, verificar fatores externos e internos que interferem no seu negócio.

Para te ajudar com isso nós indicamos fazer a Análise SWOT. Faça uma tabela e trace os seguintes pontos.

  • Forças: quais são os pontos fortes e vantagens da sua empresa sobre a concorrência?
  • Fraquezas: quais são os pontos fracos e vulneráveis que estão prejudicando a sua empresa?
  • Oportunidades: existem situações do mercado externo que estão favorecendo a sua empresa? Quais?
  • Ameaças: quais fatores externos que impactam negativamente o seu negócio? Aqui podemos citar a pandemia, por exemplo.
  1. Defina seus objetivos e metas – Agora que você tem definido os fatores que podem influenciar o seu negócio é hora de traçar os objetivos e metas para a sua empresa, que podem ser a curto, médio e longo prazo. Os objetivos direcionam a sua empresa, devem ser precisos e exatos.

Enquanto as metas são mais específicas, costumam ser mais indicativas e direcionais. Lembre-se, ambos precisam ser viáveis e ter um acompanhamento de suas ações, assim conseguimos ter a certeza de seu bom funcionamento.

  1. Crie estratégias e ações – Após definidos os objetivos e metas para o seu planejamento temos que pensar em ações práticas para a realização delas. E para realizar isso você precisa traçar algumas estratégias que sejam possíveis de executar. Para deixar mais claro, vamos a um exemplo:

A – Objetivo/meta: criar um time de vendas. Estratégia: divulgar nas redes sociais as vagas para profissionais com experiência; investir em cursos técnicos para vendas;
desenvolver a comissão de vendas por meio de metas.

B – Ações: contratar novos profissionais; qualifica-los para as vendas; riar um programa de vendas com manuais para seguir, com metas mensais e estipular valores das comissões.

  1. Crie um cronograma – Tudo que você traçou e planejou até agora precisa estar muito bem organizado para que as funções de cada colaborador fiquem claras. Coloque prazos, trabalhe com os indicadores de desempenho e disponibilize os recursos necessários para relação dessas ações.

Utilize uma ferramenta para acompanhamento dessas estratégias e disponibilize para toda a sua equipe. Se você preferir o método digital uma boa planilha no Excel já dá conta do serviço.

  1. Avalie e revise o planejamento estratégico – Por último e muito importante, fique de olho na planilha de ações e verifique se há necessidade de se adaptar as mudanças ao longo do caminho. Permita-se ser flexível, aproveitar as oportunidades do mercado e fugir das ameaças.

A importância de um planejamento estratégico cria caminhos para que os seus objetivos sejam alcançados, que pode levar à diferenciais competitivos que afetam diretamente o crescimento do seu negócio.

(*) – É CEO da Razonet Contabilidade Digital (www.razonet.com.br).