133 views 8 mins

Marketing de influência: como criar uma campanha de sucesso e deixar vícios para trás

em Destaques
quarta-feira, 02 de dezembro de 2020

Já imaginou desenvolver uma campanha com influenciadores de forma simples, analítica e com resultados reais? Sem achismos e dúvidas de como sua estratégia irá performar? Esse é o sonho de toda marca, independente do tamanho e do segmento em que atua. Isso porque o marketing de influência vem se tornando uma ferramenta cada vez mais estratégica para o posicionamento de marca, aproximação com o público final e, claro, conversão em vendas, trazendo resultados rastreáveis e infinitamente mais satisfatórios,se comparados às mídias tradicionais.

Mas sabemos que desenvolver um campanha de marketing de influência assertiva e com resultados positivos é um processo complexo, que depende de uma série de análises e cruzamento de dados de desempenho dos influenciadores. Foi então que surgiram as plataformas de análise de dados, automatizando esse processo e potencializando os resultados, com foco em ROI.

Carolina Pascowitch, responsável pela Tagger Media no Brasil, principal plataforma Saas de marketing de influência do mundo, explica que uma campanha de sucesso não deve ser feita com planilhas excel e na base do achismo. Ela começa na análise de performance de cada influenciador, seguido de uma estratégia que deverá ser monitorada em tempo real para atingir o resultado que você espera..

A especialista listou seis dicas para ajudar profissionais de marketing e marcas a terem mais sucesso nessa missão:

  1. – Otimize seu tempo – Imagina precisar contratar mais de 100 influenciadores? O primeiro passo é sair da busca em redes sociais e partir para as ferramentas que englobam o processo de marketing de influência como um todo.A Tagger Media, por exemplo, é uma plataforma Saas completa, que te acompanha desde o planejamento até a execução e integra seus resultados ao longo do processo.

Você não precisa mais passar horas e horas procurando o influenciador ideal nas Redes Sociais. Hoje você tem acesso a os influenciadores do Brasil e do Mundo em questão de minutos, pesquisando através dos parâmetros de sua estratégia ou até mesmo por afinidade da persona ideal para sua campanha.

  1. – O Planejamento é a base para o sucesso – Já pensou em começar o seu planejamento sabendo como que o seus concorrentes e benchmarks estão performando nas redes sociais? Ou conseguir cruzar o resultado com um determinado influenciador? O marketing de influência começa no planejamento e, quanto mais informações você tiver e quão mais específico forem os objetivos da sua campanha, mais bem-sucedida ela será.

Planos desfocados e ambíguos geram resultados desfocados e ambíguos. Analise sua concorrência, encontre seu público alvo e defina suas afinidades, para então desenvolver um planejamento com objetivos, metas e KPIs detalhados e específicos
Uma boa ideia é compartilhar as suas expectativas com o influenciador que você irá trabalhar. Isso garante o foco da campanha, gerando resultados muito mais assetivos no final.

  1. – Pesquise e encontre os influenciadores ideais para o seu objetivo – Faça pesquisas inteligentes por afinidade. Compare o público alvo da sua marca com o público do influenciador. Encontre milhares de micro influenciadores com audiência similar a de uma celebridade que seria ideal para sua marca, mas que sai do seu orçamento. Assim, além de diversificar a sua comunicação, também terá mais engajamento.

A Tagger tem um banco de dados com mais de 100 cruzamentos. São mais de 4,5 MM de influenciadores nas principais plataformas sociais, mais de 65 mil marcas e mais de 9 bilhões de postagens históricas para fornecer os melhores, mais precisos e bem combinados resultados.

  1. – Conecte de forma consciente – Agora que encontrou os influenciadores perfeitos, é preciso ter uma estratégia de comunicação simples e eficaz, para nenhuma mensagem se perder entre vocês na hora da negociação. Evite problemas no futuro e mantenha tudo, como mensagens, negociações, contratos, documentos, aprovação de conteúdo e qualquer outra comunicação entre você e o influenciado, em um só lugar.

Otimize seu tempo com um CRM interno, onde você pode armazenar informações sobre o influenciador e incluir anotações e etiquetas para sua gestão e acompanhamento de histórico. Imagina contatar 200 influenciadores simultaneamente e selecionar os finalistas como um funil de vendas? Após a contratação, você nem vai precisar cobrar os stories. A plataforma salva automaticamente os resultados de cada publicação.

  1. – Acompanhe os seus resultados em tempo real – Entender o que está funcionando – e, principalmente, o que não está – se resume a acompanhar em tempo real a sua estratégia.E automatizar este processo, é a única maneira de enxergar o impacto real de cada conjunto de dados. É muito mais do que apenas medir a taxa de engajamento.

Rastreie quantos seguidores do influenciador estão convertendo o seu investimento em venda final e até mesmo quem passou a falar da sua marca positivamente.
Mude sua estratégia no meio da sua campanha caso ela não esteja atingindo o seu objetivo e garanta um resultado de acordo com a sua expectativa.

  1. – Justifique o seu investimento – É comum se perguntar como justificar um investimento em um influenciador. E até mesmo como entender quanto custou cada métrica da sua estratégia. Toda campanha gera um resumo de métricas de acordo com o seu KPI, sejam estas métricas de custos, utilizadas para calcular quanto está sendo investido em cada ação de cada campanha.

Ou as métricas de valor de mídia ganho, que são utilizadas para calcular o ROI sobre as campanhas. Saiba calcular exatamente para onde foi cada real investido na sua campanha. De preferência, faça isso de forma automatizada para não correr riscos de erros. Fonte e mais informações: (https://www.taggermedia.com/).