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Planejamento de marketing outsmart chega ao Brasil

em Destaques
quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Novo conceito investiga, encontra alternativas e combinações de estratégias de marketing inéditas que otimizam resultados

Com a pandemia e todos impactos causados por ela na sociedade e nos negócios, um novo normal está se fazendo presente nas estratégias das empresas, que encontram caminhos alternativos para se diferenciar adotando novos conceitos de marketing como o outsmart, uma inovação que traz resultados. Mas você sabe o que é planejamento estratégico outsmart?

É ir a fundo e encontrar caminhos estratégicos de marketing inéditos, que redefinem o tradicional e ampliam resultados, colocando as pessoas/clientes no centro de tudo, criando as melhores mensagens e soluções para eles, guiados pela metodologia do design thinking.

Essa construção é realizada junto com o cliente, por meio de imersão no seu cenário e buscando as melhores soluções disponíveis no mercado, com extrema agilidade e longe da burocracia. Ao final do processo, é traçada a estratégia, que pode ser executada por equipe interna ou por uma agência.

Esse conceito busca eficiência e melhores resultados. “Esse formato diminui o erro do plano de comunicação/marketing dos clientes, gera eficiência orçamentária e integra toda a operação do cliente de maneira sistêmica (agência, House) melhorando os resultados e percepção de mercado.

Entendemos que um departamento de Marketing pode ser estratégico por completo, protagonizar mudanças na empresa como um todo e não servir apenas de apoio”, explica Isaac Argenton, responsável por novos negócios da Quadóra. O planejamento estratégico outsmart tem um conceito de projeto simplificado. Ou seja, a execução é no formato “for job” e tem um período de desenvolvimento entre 15 e 40 dias, sendo que todo processo coloca o cliente como parte da construção, promovendo workshops para aplicação de ferramentas, contribuindo na organização e captação de informações comportamentais e “técnicas”.

Após essa etapa o cliente torna-se o centro de tudo, entende-se suas “dores” e anseios para construir o plano que realmente gere valor na entrega. Este formato traz resultados significativos e totalmente personalizados ao desafio do cliente, além de ter importância ainda mais relevante no cenário de incertezas causado pela pandemia.

De maneira geral, o formato ressalta aspectos ligados ao: aumento de resultados em vendas, integração de canais e otimização de exposição, aumento da presença de imagem, eficiência orçamentária, protagonismo do marketing, inovação e melhor direcionamento de terceiros (agências, House), que irão colocar em prática o plano estabelecido.

O conceito outsmart conecta o que o cliente precisa com as estratégias que vão transformá-lo. Isso é feito ao criar planejamentos estratégicos de marketing e comunicação, chamados de orquestrados, ou seja, que geram soluções disruptivas, amplificando possibilidades de sucesso para empresas e gerando uma revolução estratégica, com impactos positivos e diretos, como melhoria do aproveitamento do budget, implementação de novas tendências, marketing se tornando protagonista e visão integrada e sistêmica.

O planejamento estratégico outsmart entrega resultados exclusivos, por meio de um framework proprietário que minimiza erros e potencializa resultados, pois trabalha três grandes blocos: consultoria, planejamento e execução, conduzindo o cliente por um passo a passo claro que produz uma entrega completa. As entregas são divididas em 3 grandes etapas:

Etapa 1 – Consultoria de Análise, quando, juntamente com o cliente, entende-se o real objetivo e aplicam-se ferramentas que extraiam com muita clareza o cenário da empresa, de tendências, de futuro e, principalmente, do público-alvo, independentemente de atuar num negócio B2C ou B2B. Além disso, é feito um levantamento completo de informações, realizam-se workshops estruturados e são aplicadas pesquisas e benchmarks.

Etapa 2 – Planejamento, definindo-se estratégias, funis, frequência, sequência, metas, KPIs, jornadas, pilares estratégicos e possíveis matchmakings, feitos com parceiros/soluções que potencializam a estratégia.

Etapa 3 – Execução, quando é materializado o plano tático, com base nos pilares estratégicos traçados no planejamento, dando direção, base e tudo o que for necessário para alcançar os objetivos traçados. Essa será a sustentação clara e organizada que a equipe de Marketing ou agência terá em mãos para atuar de maneira mais segura e pontual, além das métricas de acompanhamento.

Esse conceito inovador permite ao cliente uma eficiência orçamentária devido ao melhor aproveitamento do budget, incluindo: maior resultado em vendas; aumento da relevância estratégica do marketing; convergência das frentes de atuação; alinhamento de escopo para terceiros (por exemplo, agências); possibilidade de internalização de frentes; integração com planejamentos de outras áreas da empresa; possível criação de novos negócios com geração extra de receita; e análise e remodelagem dos cargos e escopos do Marketing.

“O mundo pós-covid será de dificuldade para as empresas, que encontrarão um mercado que não voltará aos patamares antigos. Por isso, essa é a hora de fazer esse movimento de planejamento estratégico. E nada mais indicado do que esse conceito, que já é visto fora do país e que a Quadóra está trazendo ao Brasil”, diz Guilherme Cau, líder de projetos na Quadóra.

Com atuação nacional e com possibilidade de aplicação presencial ou 100% digital, a Quadóra chega ao mercado com três produtos: consultoria; consultoria + planejamento; e consultoria + planejamento + direcionamento de execução. Esse conceito inovador é resultado de 24 meses de estudo de mercado, MVPS e mais de 40 projetos aplicados com NPS superior a 90 pontos.

A Quadóra faz parte do grupo TAGCOM, presente há mais de 15 anos no mercado de marketing (https://tagcom.com.br/).