O comércio foi sem dúvida um dos setores mais afetados pelo isolamento social, e isso teve impacto diretamente no comportamento financeiro dos pequenos negócios. De acordo com um levantamento realizado pela BizCapital, fintech que concede empréstimo online para micro e pequenas empresas, o comércio foi o setor mais inadimplente, seguido por indústria e construção.
“Apesar de ter sido o mercado que mais sofreu com a crise, o comércio foi o segmento que mais recorreu ao crédito para consolidar dívidas, com 37%, ficando atrás apenas dos serviços, com 53%. Isso mostra que apesar da situação difícil, os pequenos negócios buscaram alternativas para se manterem abertos”, analisa Francisco Ferreira, sócio-fundador da BizCapital.
Além disso, a pesquisa também apontou quais foram os setores que mais pediram empréstimos, sendo eles serviços (54%), comércio (34%) e indústria (6%). Os motivos para essas empresas recorrerem ao crédito foram principalmente conseguir capital de giro, investir em equipamentos e expansão. Em paralelo, os setores de construção e agropecuária foram os que menos tomaram empréstimo, uma vez que foram os que menos solicitaram.
“Conseguimos enxergar hoje um movimento de retomada relativamente acelerado, de acordo com as permissões desses negócios para permanecerem abertos. O acesso ao crédito para segmentos como comércio e serviços foi bem importante para que esses negócios tenham força para fazerem a engrenagem voltar a girar”, finaliza.