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Coronavírus: tecnologia para acabar com incertezas

em Tecnologia
quinta-feira, 23 de abril de 2020

A Organização Mundial de Saúde declarou o novo coronavírus (COVID-19) como uma pandemia mundial, pedindo aos países do mundo todo para adotarem medidas para retardar sua rápida disseminação. Indivíduos e comunidades em todo o mundo estão tomando atitudes extremas na tentativa de proteger e preparar suas famílias para o desconhecido, dando origem a uma tendência alarmante: a compra de pânico.

Brian Cluster (*)

No início do surto de COVID-19, a proteção à saúde era uma das categorias de bens de consumo mais comprados. Depois os consumidores migraram para supermercados e drogarias para comprar papel higiênico, enlatados e outros itens em categorias relacionadas à saúde.

Porém, à medida que mais escolas e fronteiras se fecham e que o “distanciamento social” e “achatamento da curva” se tornam alvos públicos, os clientes mudam suas compras para se preparar para ficar em casa por tempo indeterminado. Da mesma forma, muitas empresas não essenciais em setores que atraem grandes grupos – como bares, academias e restaurantes – estão sendo forçadas a fechar.

A curto prazo, com a quarentena se tornando uma realidade para muitas famílias, a compra de pânico estimulou o aumento considerável das despensas, pois alguns consumidores começaram a comprar e estocar itens que podem durar semanas, e em alguns casos, compras para vários meses.

“Considerando o aumento da demanda por proteção à saúde, as categorias como máscaras e desinfetantes para as mãos serão elevadas de um produto interessante para uma categoria obrigatória, com material adequado para as famílias”

As categorias com os maiores picos de vendas são: refeições principais (sopa enlatada, legumes congelados, macarrão), produtos para bebês (fraldas, lenços, comida para bebê, fórmula), produtos de papel (papel higiênico, lenços faciais) e bebidas (água, sucos). O papel higiênico e a água engarrafada têm sido tão demandados que muitos impuseram limites de compra aos produtos.

O impacto a longo prazo da pandemia – e seu efeito no comportamento do consumidor – ainda não é conhecido. No entanto, há muito a aprender com o resultado da recessão global de 2008, quando tivemos os consumidores emergindo da crise para novas realidades econômicas.

Como resultado, naquela época, muitos reduziram suas dívidas, cortaram custos e avaliaram suas compras de rotina. Além disso, a percepção de muitos consumidores sobre o valor das marcas mudou, com alguns migrando para preços mais baixos, enquanto outros optaram por produtos premium com menos frequência.

Após a pandemia, provavelmente haverá uma mudança significativa nas futuras decisões de compras domésticas. Nos supermercados, os corredores onde habitualmente ficam as prateleiras com os alimentos congelados e fórmulas para bebês têm sido uma área de crescimento lento há anos, pois muitas pessoas preferiam comprar produtos frescos.

A dúvida é: com essa mudança, haverá um aumento a longo prazo na demanda por itens de despensa, à medida que mais consumidores procurarem estar melhor preparados e dispor de itens mais essenciais? Considerando o aumento da demanda por proteção à saúde, as categorias como máscaras e desinfetantes para as mãos serão elevadas de um produto interessante para uma categoria obrigatória, com material adequado para as famílias?

O COVID-19 também mudou a forma como os consumidores compram, já que muitos (especialmente idosos) tentam restringir as compras em lojas físicas para limitar a exposição a grandes grupos. Sem dúvida, isso aumentou a frequência de compras on-line para muitos que ainda não realizavam isso com frequência. Essas compras on-line adicionais direcionadas a crises podem se traduzir em uma mudança de longo prazo para compras on-line mais frequentes.

Também estão previstas implicações para a cadeia de suprimentos a longo prazo. Empresas com redes de suprimentos originárias dos países mais impactados provavelmente enfrentarão desafios contínuos relacionados ao fornecimento e aquisição de ingredientes e materiais, o que resulta em perda de vendas. Assim, as empresas já enfrentam sérios desafios na cadeia de suprimentos se algum de seus fornecedores, manufaturas ou distribuições estão em países e regiões mais fortemente impactados pela pandemia.

O gerenciamento de riscos não é mais um conceito teórico, pois muitos enfrentam, pela a primeira vez, o desafio de se depender de fontes únicas de suprimentos. No futuro, o risco e a resiliência dos fornecedores devem se tornar as principais prioridades. A interconectividade de nossas cadeias de suprimentos globais precisará ser reexaminada para garantir que, quando outro evento global ocorrer, ele possa ser gerenciado com consequências mínimas.

Para se preparar melhor para riscos futuros, será necessário que as empresas entendam melhor o comportamento do consumidor, suas cadeias de suprimentos e os dados que gerenciam. Porque para muitas organizações, entender onde existem deficiências e deficiências exige maior transparência dos dados em suas operações e cadeias de valor. Muitas vezes, não é possível obter um entendimento mais profundo da rede de fornecedores e como os locais impactados podem atrasar o fornecimento, a ­fabricação e a entrega do produto, usando apenas planilhas.

A separação dessas informações complexas pode ser um desafio em circunstâncias normais, especialmente quando os dados são armazenados em sistemas em silos. Já é difícil tomar as decisões corretas de gerenciamento de riscos durante uma crise e mais ainda quando os dados usados ​​para avaliar possíveis cenários de continuidade de negócios são imprecisos.

A tecnologia de gerenciamento de dados mestre (MDM) fornece às empresas uma visão precisa das informações de seus produtos, facilitando o entendimento das origens dos insumos e das informações críticas sobre a produção. O MDM também pode organizar e otimizar as informações dos fornecedores para que dados críticos, como informações de contato, localização da fábrica e métodos de fabricação sejam completos e precisos, estabelecendo a certeza que leva à confiança em toda a empresa.

As empresas também podem vincular dados de produtos e fornecedores por meio de um hub comercial interconectado para tornar seus dados mais ricos e valiosos. Com informações mais precisas sobre os fornecedores e produtos, as empresas podem permitir uma melhor transparência dos dados, otimizando a comunicação e a colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de suprimentos. Tudo isso é necessário para garantir que as decisões e planos futuros de gerenciamento de riscos e continuidade de negócios sejam baseados em dados confiáveis.

Resta saber se a sua empresa está acompanhando estrategicamente essas mudanças do mercado e se estará preparada para transformar dados e informações em estratégias confiáveis de negócios. A crise do coronavírus deixou muito claro que não há tempo a perder.

(*) É Diretor de Estratégia da Indústria e Varejo da Stibo Systems.