110 views 7 mins

Como o coaching executivo pode contribuir para o seu sucesso profissional?

em Manchete Principal
quinta-feira, 09 de abril de 2020

Luciana Carreteiro (*)

Contratar um profissional de coaching é uma tendência atual. Muitos executivos querem desenvolver sua liderança e muitas vezes não sabem como esse profissional pode contribuir efetivamente para a sua vida profissional trazendo benefícios até na vida pessoal. O coaching executivo funcionará para os profissionais que desejam alavancar suas carreiras: seja no desenvolvimento de sua liderança para potencializar os resultados organizacionais, ou para quem se sente estagnado em sua carreira e almeja uma mudança.

Mas como identificar a necessidade de contratação de um coach e todos os benefícios que ele pode trazer para a sua carreira? Ter conhecimento sobre algumas informações são essenciais nesse processo! Confira:

1 – Por que contratar um Coaching Executivo? – O coaching executivo é indicado para os profissionais de sucesso que desejam alavancar sua performance ou para executivos que se sentem estagnados na profissão e almejam mudanças. Nos dois casos, estamos falando de evolução nos comportamentos de liderança.

Isso pode ser feito por meio do coaching executivo individual, ou de time focando no desenvolvimento de comportamentos de liderança para potencializar os resultados organizacionais. Existe também o Coaching de Carreira que ajuda o executivo a se questionar como um todo. O patrocinador pode ser a empresa, na maioria dos casos, ou o próprio líder.

Imagem: Freepik

2 – Como funciona um processo de Coaching Executivo? – O processo de coaching executivo dura de 9 a 12 meses, pois estamos falando de mudança de comportamento. Temos a fase de autoconhecimento e identificação da liderança atual e seu impacto, em seguida a definição do objetivo e elaboração do plano de ação. Para mudar esses comportamentos o líder precisa praticá-los constantemente, até que se tornem naturais. E em todas essas fases o apoio do coach é fundamental.

Quando o coach é contratado, a expectativa é só falar de trabalho. Porém, durante as sessões é muito comum o executivo falar também da vida pessoal. Isso é natural, afinal, somos uma única pessoa, e muitas vezes os comportamentos da vida profissional se repetem com familiares e amigos. Se eu me atraso para meus compromissos pessoais, também irei me atrasar para os compromissos profissionais (apenas aqui com menos frequência).

3 – O que preciso para fazer meu processo de Coaching Executivo dar certo? – Existem fatores fundamentais que são pré-requisitos do sucesso. No processo que aplico, chamamos isso de coachability. O líder precisa demonstrar coragem, humildade e disciplina para se construir confiança. Coragem para se questionar e aceitar mudar, humildade para ouvir o impacto que seus comportamentos tem nos outros e aceitar desafiá-los e, por fim, disciplina para entrar em ação quando identificar o ponto chave de desenvolvimento.

Isso irá criar um circulo de confiança onde a evolução se tornará possivel. Nesse processo, os executivos que conquistam mais resultados positivos são aqueles com desejo de aprender e de se desenvolver. De fato, o coaching potencializa a performance do líder de sucesso.

Imagem: Freepik

4 – Como faço para identificar que comportamentos preciso melhorar? Existem diversas formas, mas acredito ser mais efetivo quando temos a humildde de ouvir a opinião dos outros, porque muitas vezes o que achamos que devemos melhorar não é o comportamento de maior impacto nos ambientes onde atuo. É mais uma deficiência minha, do que uma necessidade de desenvolvimento.

Quando consideramos nossos parceiros de trabalho e perguntamos no que eu sou bom e no que posso melhorar começamos uma nova fase do autoconhecimento (e da inteligêcia emocional). Nessa etapa, a ferramenta de feedback é primordial (recomendo incluir membros da familia).

Para se conhecer, o líder precisa identificar qual é o impacto da sua liderança em sua equipe. Ao fazer isso, a percepção desses stakeholders abre uma discussão riquissima sobre os comportamentos do líder que estão potencializando seus resultados e sobre os que estão travando esse resultado de ser ainda maior.

5 – Se faço Coaching Executivo eu garanto que vou melhorar? – É muito importante entrevistar mais de um Coach. Como descrito acima, apenas estabelecendo confiança no elo cliente/coach que a evolução será possivel. É possivel, o líder já ter feito um processo de coaching e não ter tido a sensação de não ter evoluído. A melhora depende muito da aptidão do líder em querer evoluir, nessa confiabilidde que se estabelece entre os dois, e não tanto apenas do profissional de coaching.

De fato, coaching não faz milagre, o trabalho duro e o mérito da mudança são do executivo. Com a metodologia correta, a estrada é simples, mas não é fácil. E fique atento, na hora de contratar o seu coach, alguns aspectos são importantes: checar a metodologia que ele utiliza, depois os clientes que ele já atendeu, seu histórico profissional antes de se tornar coach e também a empatia entre vocês.

(*) – É coach executiva, especialista em desenvolvimento de alta performance para liderança, e fundadora da Kyma Coaching, empresa que apoia executivos e empresas a potencializarem suas competências (http://kymacoaching.com.br/).