135 views 4 mins

Objetivos e metas: saiba quais são os respectivos conceitos

em Mercado
quarta-feira, 11 de março de 2020

A meta é o objetivo de forma quantificada. Foto: ibccoaching.com/reprodução

Saber diferenciar metas de objetivos é realmente importante, pois lhe dará clareza para compreender o que é necessário fazer para que você os alcance com muito mais facilidade e da forma acelerada como você mesmo deseja. É comum que tenhamos em mente vários sonhos e desejos. Ascensão profissional, viagens para lugares interessantes, comprar uma super casa ou um mega carro, crescer espiritualmente, entre muitos outros, são alguns dos anseios que temos ao longo da nossa existência e que queremos realizar.

Entretanto, para que isso aconteça é fundamental que tenhamos as metas e os objetivos que queremos alcançar devidamente traçados e organizados; ou seja, é preciso planejamento. Você sabe a diferença entre objetivos e metas? Conhece os conceitos existentes por trás de cada um? Muitas pessoas acreditam que objetivos e metas possuem o mesmo significado, mas acreditar nisso é um verdadeiro engano.

Com o objetivo de esclarecer esta dúvida, o treinador comportamental e empresario Sandro Lucas (*) fala sobre os conceitos relacionados tanto às metas, quanto aos objetivos, para que assim você entenda e possa determinar cada um no sentido de realizar seus sonhos e ser verdadeiramente feliz. Objetivo é o propósito de realizar algo, é aonde se quer chegar. É ele que fornece a direção do que se deseja e deve fazer, e serve como guia para que o sonho seja finalmente realizado.

Basicamente, trata-se da posição que se deseja ocupar no futuro, o sonho que se quer realizar. Como exemplo podemos citar o anseio de fazer um tour pela Europa, comprar o carro ou a casa que você sempre sonhou, montar o seu próprio negócio, morar sozinho, aumentar o faturamento da empresa em 30% no ano vigente, e por aí vai. Tudo isso vai direcionar e motivar o indivíduo a empregar suas forças e energias, no sentido de ver concretizado ou concretizados os seus objetivos, sejam eles pessoais, profissionais ou empresariais.

Já a meta é o objetivo de forma quantificada. Quando utilizamos este termo, estamos falando de tarefas específicas, que precisam ser realizadas de forma regular, para alcançar os objetivos determinados. É importante saber que as metas são temporais e estritamente ligadas a prazos, ou seja, elas são as pequenas ações que precisam ser realizadas diária, semanal e mensalmente, para que se alcance o objetivo final proposto, de forma organizada e planejada.

Por exemplo: se um empresário determinou, no início do ano, que o seu objetivo é aumentar o faturamento de sua empresa em 30%, uma de suas metas será, consequentemente, elaborar estratégias para aumentar as vendas de seus produtos ou serviços, entre muitas outras ações, que, aos poucos, vão lhe deixando cada vez mais próximo do objetivo definido.

(*) – É administrador, empresário e palestrante. Possui MBA em Gestão e Liderança e cursos voltados à área de Vendas, Negócios, Empreendedorismo, Desenvolvimento Pessoal e Liderança envolvendo grandes nomes nacionais e internacionais.