160 views 4 mins

A tecnologia como aliada em momentos de greve

em Artigos
sexta-feira, 04 de outubro de 2019

Nos últimos anos, o Brasil enfrentou diversos momentos como esse, e dois deles destacaram-se pelo efeito intenso na vida das pessoas, das empresas e, principalmente, na economia: a greve dos Correios e dos caminhoneiros. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios e Telégrafos e Similares de Santa Catarina (Sintec), nesta última greve, a instituição teve 70% do setor operacional afetado, incluindo carteiros, operadores de triagem e atendentes.

Já no caso dos caminhoneiros, 10,9% da indústria foi desestabilizada (IBGE) e consumidores foram atingidos com a falta de produtos e serviços. Nesses momentos, a disponibilização de informações corretas, objetivas e de fácil acesso são a chave para que pequenas, médias e grandes empresas não tenham suas operações prejudicadas, exemplo de situação que pode originar prejuízos financeiros, danos na imagem e, consequentemente, perda de credibilidade no mercado.

Afinal, ninguém quer esperar para ter as suas necessidades atendidas, não é mesmo? Difícil? Com a tecnologia como parceira, tudo se torna mais simples. Assim, ela destaca-se como aliada para diminuir os danos gerados à sociedade. Por meio dela, é possível, por exemplo, manter a comunicação entre empresas e consumidores, sem deixar pessoas desatendidas e presas em grandes jornadas na busca por esclarecimentos sobre serviços, compras e processos.

Entre os transtornos causados pela paralisação, cito a interrupção da entrega de correspondências de cobrança como um dos principais. Nesse caso, de acordo com a Fundação Procon, as empresas têm a obrigação de oferecer alternativas para que o cliente consiga ter acesso a faturas, código de barras e a qualquer outra informação da qual o pagamento dependa. Nitidamente, se comparada a poucos anos atrás, a diminuição do impacto de greves como a dos Correios já pode ser sentida pela sociedade.

O motivo? Arrisco a dizer que, sem dúvida, o aumento da adoção de ferramentas determinantes – e melhor, válidas para companhias de todos os tamanhos e ramos de atuação – como chatbots, voz e telefonia, SMS e Whatsapp esteja diretamente ligado a essa suavização. Exemplo disso é a conclusão da pesquisa realizada pela União Postal Universal, que revelou que nos últimos cinco anos o número de cartas entregues pelo mundo caiu em 16%.

Juntas, essas soluções viabilizam o envio e a execução de trâmites que envolvem documentos, sem a dependência do envio físico. Além disso, ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, e são capazes de resolver diversos problemas de negócio de maneira automatizada, e ainda garantem uma economia próxima dos 95%, combinando habilidades humanas e tecnologia.

Assim como qualquer outra tecnologia, esses recursos não são a solução de todos os contratempos trazidos por momentos complexos como os de greve, mas certamente facilitam a rotina da sociedade nessas situações, dando vida a três condições fundamentais em qualquer meio: agilidade, disponibilidade e economia.

(*) – É diretora de Marketing e Produtos na Zenvia, plataforma de comunicação que simplifica a relação entre empresas e consumidores.