Assim como em todas as profissões, as diversas ferramentas digitais disponíveis, como os aplicativos, podcast, mídias sociais – somadas às ferramentas de comunicação, transformaram as relações de trabalho e a prestação de serviços.
Com a intermediação imobiliária ganham uma importância ainda maior ao se tornarem facilitadores de todo o processo de compra e venda de um imóvel. Se antes da popularização da internet os imóveis eram divulgados principalmente pelos anúncios classificados dos jornais, hoje os portais e sites das imobiliárias têm este importante papel. Entretanto, apenas isso não é suficiente para o sucesso do negócio.
É fundamental utilizar outras ferramentas, como hotsites para os lançamentos, vídeos promocionais, webmail, as ferramentas de marketing digital, todas as mídias sociais e virais. Não há como substituir a sensibilidade humana por um robô, por mais avançado que seja. Por isso, as duas coisas têm de caminhar juntas.
Nada substitui a visita ao imóvel, o conhecimento da região onde está localizado, do perfil do comprador e do vendedor, checar toda a documentação (do imóvel e do vendedor), entre tantas outras variáveis que cada negócio tem. Avaliar corretamente é a melhor estratégia para fechar um bom negócio.
O mercado imobiliário é essencialmente presencial. A tecnologia é utilizada para facilitar o processo de compra e venda. Há uma série de detalhes técnicos que só esse profissional consegue resolver, como, por exemplo, questões jurídicas e documentações que envolvem a negociação e que não podem ser solucionadas por aplicativos.
As soluções tecnológicas estão se tornando mais acessíveis e utilizadas, sobretudo em regiões metropolitanas. Mas o Brasil vai além das grandes cidades. No interior o contato humano é mais valorizado e a tecnologia ainda não se faz presente de maneira ostensiva.
O Sistema COFECI-Creci está ampliando seus esforços, não somente para conscientizar o corretor sobre os avanços tecnológicos, como também para aperfeiçoar seus conhecimentos e ampliar a utilização das ferramentas disponíveis.
Estamos trabalhando para criar soluções digitais que promovam a parceria e integração entre os corretores, inclusive na integração de anúncios que façam conexão com um portal internacional. Em 2006, iniciamos um processo de inserção em tecnologia dos corretores de imóveis. Na época, tínhamos apenas 14% deles usando e-mails.
Atualmente, 100% se conectam e trabalham seus anúncios pela internet. Esse foi o resultado de uma campanha ampla, com palestras, encontros e cursos em todo Brasil.
(*) – Graduado em Direito e Ciências Matemáticas, ex-professor de Matemática, Física e Desenho na PUC/PR e ex-presidente do Creci-PR, é presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis.