116 views 2 mins

Moro pode ter cometido um “descuido formal”

em Destaques
sexta-feira, 14 de junho de 2019

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, disse na sexta-feira (14) que pode ter cometido um “descuido formal”, ao trocar mensagens com membros da Força-Tarefa Lava Jato por meio de um aplicativo de mensagens.

“Eu não cometi nenhum ilícito. Estou absolutamente tranquilo em relação a todos os atos que cometi enquanto juiz da Lava Jato” , disse o ministro durante apresentação do esquema de segurança da Copa América. “Eventualmente, pode ter havido algum descuido formal, mas, enfim, isso não é nenhum ilícito”.
“Temos que entender o contexto do trabalho que havia na 13ª Vara naquela época. Atendiamos a várias questões urgentes, operações que envolviam o enfrentamento a pessoas muito poderosas envolvidas em corrupção. Então, tinha uma dinâmica de trabalho que era muito intensa”, acrescentou Moro, dizendo que não considera que receber uma notícia-crime e repassá-la ao MP pode ser qualificada como conduta imprópria.
Moro voltou a afirmar que não tem como comparar as mensagens que eventualmente tenha trocado com o procurador Deltan Dallagnol, chefe da Força-Tarefa Lava Jato em Curitiba, com as reproduções de trechos dessas conversas que vêm sendo publicados pelo site de notícias The Intercept Brasil. O ministro, no entanto, reiterou que o teor das conversas, além de descontextualizado, pode ter sido alterado.
“A PF vem investigando os fatos com autonomia”, acrescentou o ministro, reconhecendo a dificuldade de rastrear a pessoa ou as pessoas suspeitas de hackear conversas de autoridades. O site The Intercept não revela a origem das mensagens que afirma ter recebido de uma fonte anônima. A Constituição reserva a todo jornalista o direito de não revelar suas fontes de informações (ABr).