Felippe Virardi (*)
A ideia de carreira tradicional onde o crescimento hierárquico dentro das empresas é o curso natural está se tornando obsoleta.
Em um futuro próximo, a vida profissional será guiada por um conceito que está ficando conhecido como multicarreira. Os profissionais da área de marketing e vendas possuem um leque de atuação tão amplo que, de certo modo, essas carreiras já estão sendo construídas e desenvolvidas aproveitando as multipotencialidades de uma carreira múltipla.
O conceito de multicarreira é a ideia de desenvolvermos nossas competências e habilidades de acordo com as demandas do mercado e dos nossos potenciais internos. No futuro, as habilidades técnicas e comportamentais serão tão ou até mais importantes para desempenhar uma função no mercado de trabalho do que a formação tradicional. Na verdade, serão elementos complementares, pois por meio da formação tradicional adquirimos conhecimento e esses evidenciam nossas potencialidades de carreira.
Tanto as carreiras de marketing quanto de vendas já estão intimamente alinhadas com a ideia de multicarreira. Nesse mercado é comum encontrarmos profissionais que fizeram movimentações, trazendo uma vasta diversidade de atuação para sua experiência profissional. A área de marketing por si só já exige que o profissional desenvolva um perfil hibrido, abraçando competências financeiras, planejamento, pesquisa e desenvolvimento, lançamento de produtos, comunicação, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor.
Também é fácil encontrar profissionais contendo as formações mais distintas. Já a área de vendas, conta mais o perfil pessoal e a expertise sobre o mercado no qual se está trabalhando (farmacêutico, bens e serviços, varejo, automobilístico, entre outros) do que o diploma acadêmico. Esse modelo multicarreira está perfeitamente alinhado aos anseios e desejos da geração Y, e a recém-chegada ao mercado geração Z que se importam muito mais com as realizações profissionais e propósito, contribuições que geram para a sociedade, do que com os objetivos e metas de crescimento hierárquico dentro de uma organização.
É claro que mesmo estando alinhada com esse espírito do tempo em que vivemos, o profissional que deseja manter seu currículo e sua expertise dentro dos anseios do mercado, precisa se preparar para desenvolver habilidades e soft skills que se enquadrem nessa nova perspectiva de carreira múltipla. Sabendo dessas tendências, você pode descobrir algumas áreas que estejam em sinergia com seus interesses e as quais você ainda não tem pleno domínio.
Nesse momento, o mais importante é descobrir novas paixões. Para ampliar os horizontes, sempre que possível se envolva em discussões de outras áreas, em projetos multidisciplinares e fomente o networking com pessoas de outras profissões. Circulando em vários mercados é possível que você descubra novas habilidades e que também tenha insights inspiradores para sua área de atuação.
Desenvolver a própria trilha de conhecimento, sem depender de universidades e mentores é um grande desafio, mas pode ser muito prazeroso e gratificante. Seja curioso! Tenha interesse pelo inusitado e pelas novidades. Assuma alguns riscos e perca o medo de perguntar. Romper a zona de conforto e ultrapassar alguns limites é perfeitamente normal e saudável quando desejamos construir novas possibilidade de carreira. Você tem que se tornar protagonistas das suas escolhas.
Você está pronto para aproveitar as multipotencialidades da sua carreira e as novas oportunidades do futuro do trabalho?
(*) – Formado em administração de empresas, com experiência na área de marketing e vendas, é headhnter na Trend Recruitment, boutique de recrutamento e seleção (www.trendrecruitment.com).