127 views 52 secs

Redução do tempo gasto para pagar impostos

em Manchete
quinta-feira, 20 de dezembro de 2018
Reducao temsproario

Reducao temsproario

As empresas gastam, em média, 474 horas por ano com a burocracia.

Foto: Reprodução/Internet

As empresas vão gastar menos tempo com o pagamento de impostos, após a conclusão da implantação do eSocial e do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). A expectativa da Receita é que o tempo médio gasto pelas empresas para pagar os impostos caia para 240 horas por ano, em 2019. Dados da Fenacon, mostram que as empresas gastam, em média, 474 horas por ano com a burocracia para pagar os impostos.
O eSocial é um sistema que unifica todas as obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias de empresas e empregadores do país. Quando totalmente implementado, o eSocial representará a substituição de até 15 prestações de informações ao governo por apenas uma. A implementação foi dividida em quatro etapas, com conclusão para as empresas privadas, em 2019. Em 2020, o eSocial será implantado no serviço público.
Criado em 2007, o Sped consiste na digitalização e simplificação de documentos enviados pelos contribuintes relacionados a informações contábeis, fiscais e previdenciárias. De acordo com a Receita, desde a criação do Sped, no âmbito federal já foi possível eliminar dezenas de declarações e livros fiscais que anteriormente eram exigidos dos contribuintes de maneira individualizada (ABr).