O BNDES “divulga suas operações de forma ampla e transparente, sem paralelo com qualquer outro banco”, disse a Associação de Funcionários da instituição de fomento, em resposta às declarações do presidente eleito, Jair Bolsonaro, ao dizer que “vamos abrir todos os sigilos do BNDES, sem exceção”.
“Firmo o compromisso de iniciar o meu mandato determinado a abrir a caixa preta do BNDES”, reiterou ontem (8), o presidente eleito, numa postagem nas redes sociais. “Estão disponíveis no portal institucional informações sobre cliente, valor da operação, projeto apoiado, taxa de juros, prazos e garantias”, disse a Associação, em nota.
A entidade que representa os servidores do BNDES destacou ainda que, em relação ao sigilo bancário, o banco de fomento cumpre normas previstas em lei. “Com relação a referências à ‘caixa preta’ do BNDES, é importante esclarecer que, além de prestar contas regularmente ao BC, CVM, CGU e TCU, o Banco vem sendo investigado, há quatro anos, por diversos órgãos de controle e foi submetido a três CPIs. Até o momento, não há nenhuma evidência que comprometa a atuação dos empregados do BNDES”, diz a nota (AE).