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Lucia Camargo Nunes (*)
Juros altos travam o mercado automotivo
Tempos difíceis para a indústria automotiva. Passada a temporada de escassez de componentes, pelo menos de forma mais intensa, e o mercado freia devido aos altos juros.
Não fossem as vendas diretas, a situação seria ainda mais grave. Em abril, agravado pelos 5 dias a menos por causa de feriados, as vendas de autoveículos (leves e pesados) caíram -19,2% em relação a março (total de 160,7 mil unidades).
Entre automóveis e comerciais leves, cerca de 50% dos emplacamentos foram para locadoras, pessoas jurídicas, taxistas, frotas corporativas, PCD, governo e produtores rurais, na modalidade vendas diretas.
Nove fabricantes paralisaram suas linhas de produção para se ajustar à redução de demanda: o total de 178,9 mil unidades produzidas foi 19,4% inferior ao de março e 3,9% menor que o de abril do ano passado, quando a crise dos semicondutores estava no momento mais crítico.
Anfavea participa do Conselhão
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“Juros altos, mercado baixo. Todo esse esforço que temos feito pelo crescimento do mercado não vai acontecer sem uma redução de juros. O mercado continuará em retração. Continuaremos dando notícia de parada de fábricas por falta de demanda, ou as notícias serão piores se essa taxa de juros continuar elevada? Ela é incompatível com a expectativa de crescimento da indústria e geração de emprego”, argumentou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.
O executivo é um dos poucos representantes da indústria automotiva a fazerem parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o chamado Conselhão do governo federal. “No Conselhão isso foi discutido, mas precisamos ter outras alternativas para que não gere desemprego e baixa de produção”, complementou Leite.
Confira o ranking dos 10 veículos mais vendidos no Brasil neste primeiro quadrimestre.
Top 10 dos mais vendidos de janeiro a abril
Modelo Unidades
1º Fiat Strada | 31.823 |
2º Chevrolet Onix | 28.902 |
3º Chevrolet Onix Plus | 23.686 |
4º Hyundai HB20 | 23.337 |
5º Fiat Argo | 20.463 |
6º Jeep Compass | 20.453 |
7º Volkswagen Polo | 20.137 |
8º Hyundai Creta | 20.084 |
9º Fiat Mobi | 19.352 |
10º Volkswagen T-Cross | 18.760 |
Fonte: Fenabrave
Importados crescem, mas sentem restrição ao crédito
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Enquanto a Anfavea espera por dias melhores, o mercado de importados, representado por outras 11 marcas com a Abeifa, avançou 84% em volume de vendas no quadrimestre em relação ao mesmo período de 2022. Mas nem por isso a entidade está livre das intempéries do mercado.
“Embora nossas vendas aconteçam por pagamento à vista, cerca de 70%, a restrição de crédito e as elevadas taxas de juro também têm influenciado a decisão de compra”, avalia João Henrique Garbin de Oliveira, presidente da Abeifa.
O volume é baixo (9.942 unidades), mas são carros mais caros, premium e de luxo. Só a Porsche vendeu 1.686 veículos no ano, a Volvo, 2.583. E as novatas chinesas também avançam: a BYD emplacou 868 eletrificados nos quatro primeiros meses e a GWM, 1.400 unidades.
Renault inaugura concessionária com time 100% feminino
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Uma concessionária só de mulheres. O sonho da diretora comercial da Renault RPoint, Milene Sipas, virou realidade. Ela começou entregando veículos, num ambiente predominantemente masculino, com mulheres em cargos de pouca visibilidade.
Ela teve a oportunidade de crescer, enfrentou preconceitos e ao mesmo tempo apoio de suas lideranças e da montadora, e levou um ano para amadurecer e colocar o projeto em prática.
Para Milene, ter um time 100% feminino, até mesmo na oficina, é um gesto de inclusão e uma forma de incentivar outras mulheres a enfrentarem desafios e a inspirarem o setor.
Coincidência ou não, a unidade Braz Leme da RPoint é a que entrega a maior taxa de rentabilidade por veículo vendido, a maior taxa de conversão de leads recebidos na área comercial e um dos maiores tickets médios do grupo.
Todas as 15 colaboradoras são mulheres, formadas pelo Centro de Treinamento Renault Academy, e as mecânicas Paloma dos Santos e Janaina Alexandrino foram capacitadas pelo Senai. A equipe conta com vendedoras, entregadoras de veículos, consultoras técnicas, mecânicas, além da gerente de vendas e da gerente de serviços pós-venda.
Renomeada de Women@RPoint, a concessionária é enxuta, com pouco mais de 500 m², conta com showroom, área de entrega de veículos e oficina.
(*) É economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. E-mail: [email protected]