Lucia Camargo Nunes (*)
Com preços competitivos, GWM parte para o ataque
Depois de apresentar os híbridos Haval H6 Premium e H6 GT, ambos PHEV (plug-in), a chinesa GWM divulgou os detalhes do terceiro modelo da linha, o H6 HEV e quanto vão custar seus novos SUVs, todos importados da China. O preço do H6 HEV é de R$ 209 mil, o H6 PHEV sai por R$ 269 mil e o GT, R$ 299 mil.
O modelo híbrido autorrecarregável (HEV) é o de entrada e vem equipado com motor 1.5 turbo que junto com outro elétrico rende 243 cv de potência e 54 kgfm de torque. O consumo médio divulgado é de 13 km/l. Avaliado pela reportagem em um percurso misto de 50 km, chegou a quase 16 km/l.
Com quais SUVs o H6 HEV vai brigar
O HEV da GWM briga com Toyota Corolla Cross Hybrid (R$ 207.790), Jeep Compass S (R$ 230.990) e Volkswagen Taos 250 (R$ 210.940), com vantagens sobre os três em potência e segurança.
A GWM será mais que uma importadora: a marca adapta a fábrica que foi da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) para produzir eletrificados a partir de 2024. E ainda colocou no seu comando um time liderado pelo diretor de vendas Oswaldo Ramos (ex-Ford e Peugeot), além executivos com passagens pela General Motors, Nissan, Renault, Toyota e até da Meta (Facebook).
As concessionárias, tratadas como partners (espalhadas pelo país e representadas por grandes grupos do varejo automotivo), serão pontos de venda, com entrega em domicílio. As manutenções terão serviço leva e traz, em qualquer cidade do país.
O chamado “Pacote Tranquilidade 2 anos” oferecido na pré-venda garante troca da bateria em caso de qualquer problema (o componente tem garantia de 8 anos), sinal de internet 4G Claro, proteção para pneus contra furos e rasgos, duas primeiras revisões gratuitas, carro reserva na falta de peças para reparo e serviço de assistência 24 horas.
Efeito Montana: Fiat reduz preços da Strada
A Fiat Strada está praticamente sozinha em seu segmento de picapes pequenas, desde quando a VW Saveiro deixou de ser competitiva e a já defasada Chevrolet Montana parou de ser produzida.
Neste hiato de quase dois anos, a GM decidiu lançar uma nova Montana, que hoje briga ao mesmo tempo com a Toro e a versões mais caras da Strada.
A concorrência é boa, principalmente para os consumidores. Desta vez o efeito foi imediato: a Fiat, numa providência incomum, baixou os preços da linha Strada com reduções que chegam a R$ 5 mil. Tudo por causa da nova Montana, que pode tirar o sossego da líder nas versões mais equipadas. Confira os novos preços:
Endurance 1.4 (88 cv) CS: R$ 97.990 (desconto de R$ 2 mil)
Freedom 1.3 (109 cv) CS: R$ 103.990 (-R$ 2 mil)
Freedom 1.3 CD: R$ 108.990 (-R$ 3 mil)
Volcano 1.3 CD: R$ 110.990 (-R$ 5 mil)
Volcano 1.3 AT CD: R$ 117.990 (-R$ 5 mil)
Ranch 1.3 AT CD: R$ 125.990 (-R$ 2 mil)
A redução não foi em vão. A Freedom deixa de vir com rodas de 15” e sensor de estacionamento traseiro, itens direcionados ao pacote Design Tech por R$ 2.100.
Quem quiser câmera de ré e carregador wireless na Volcano manual vai ter de adquirir o pacote Plus a R$ 3.500, que ainda inclui banco de couro e ar-condicionado digital automático.
A Chevrolet iniciou as vendas da Montana em fevereiro, partindo de R$ 116.890 a picape com motor 1.2 turbo de 133 cv manual e chegando a R$ 140.490 na Premier, com o mesmo motor e câmbio automático.
Hyundai lança nova edição do Creta N Line
Após a boa aceitação pelo Creta N Line em 2022, a Hyundai lança uma nova edição do modelo com assinatura da divisão esportiva da marca. Limitado a 900 unidades numeradas, o Creta N Line Night Edition custa R$ 181.490.
Enquanto o anterior trazia o motor 1.0 turbo, assim como o restante da gama com atual desenho, o novo N Line resgata o motor 2.0 de 167 cv acoplado ao câmbio automático de 6 marchas com pacote de conteúdos da versão Ultimate.
No visual, a N Line se diferencia pela grade em cromo escuro, novos para-choques, saia lateral, aerofólio, faróis e lanternas em LED escurecidos, dupla saída de escape e rodas exclusivas de 18”. O acabamento interno conta com som Bose, exclusivos volante, manopla de câmbio, soleira e pedaleiras (em alumínio).
*Lucia Camargo Nunes é economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. E-mail: [email protected]