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em Via Digital Motors
quarta-feira, 03 de abril de 2024

Lucia Camargo Nunes (*)

Basalt, o novo Citroën brasileiro

Citroen Basalt Vision. Foto: Stellantis

Aos poucos a Citroën cresce seu portfólio no Brasil. Depois de C3 e C3 Aircross, a marca de origem francesa apresentou seu terceiro modelo na era Stellantis, o Basalt Vision, conceito do SUV compacto cupê que será lançado no final deste ano.

O carro faz parte do projeto C-Cubed, da mesma família dos C3, com produção em Porto Real (RJ). A marca diz que o modelo final ficará próximo a este, de design ousado e esportivo.

O desenho dos faróis lembra o hatch e o Aircross, enquanto a traseira ficou interessante, com linhas fluidas e dinâmicas.

A Citroën não revelou seu interior ou detalhes técnicos, mas uma das opções mais óbvias é o motor 1.0 turbo de até 130 cv.

O Basalt será comercializado na América do Sul e na Índia, de acordo com a Stellantis.

Chevrolet atualiza Spin, uma das poucas opções de 7 lugares

Novo Spin. Foto: Chevrolet

Os carros para grandes famílias hoje são limitados e viraram um nicho de mercado. A Chevrolet lança a nova geração do Spin, monovolume de visual e interior renovados.

A marca decidiu manter o motor 1.8 flex de até 111 cv, aprimorado para atender às novas normas de emissões que serão exigidas em 2025 e que ficou 11% mais econômico. Com gasolina faz 10,5 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada. Com etanol 7,4 km/l e 9,3 km/l, respectivamente, segundo o Inmetro.

São duas versões de 5 lugares, começando pela LT, de transmissão manual, que custa R$ 119.990 ou R$ 126.990 a automática de 6 marchas. As opções de 7 lugares, o que segundo a marca representam 70% das vendas, custam R$ 137.990 (LTZ) e R$ 144.990 (Premier).

O novo Citroën C3 Aircross, principal rival, tem preços mais acessíveis e é mais potente (1.0 turbo de 130 cv). Na opção de 7 lugares parte de R$ 117.990.

Embora seja um carro para famílias, na prática é um dos preferidos para táxi. Em 2023, a GM emplacou pouco mais de 20 mil unidades, sendo que cerca de 75% são voltados às vendas diretas (táxis, PcDs e frotas).

Sem a terceira fileira de bancos acomoda 710 litros. Com 7 lugares cai a 162 litros.

Hyundai: novo COO e patrocínio esportivo

Marcos Oliveira COO da Hyundai. Foto: Hyundai

A Hyundai Motor Américas Central e do Sul nomeou Marcos Oliveira como novo Chief Operating Officer (COO) da marca para a região. Em sua nova função, além de ser responsável pela subdivisão de Produção, assume também a liderança da área da Qualidade e Fábrica de Motores, reportando-se ao presidente e CEO da Hyundai Motor nas Américas Central e do Sul, Airton Cousseau. A movimentação busca agilizar a integração com os países da região que se relacionam com a fábrica em Piracicaba (SP).

A marca também anunciou que é a mais nova patrocinadora da principal competição do futebol sul-americano, a Conmebol Libertadores, incluindo a competição principal, Sub 20, Futsal, Futsal Feminino e Futebol de Praia. A parceria entre Hyundai Motors Central & South Americas e Conmebol é válida até 2026.

Kia Bongo 4×4 chega à linha 2025 com novidades

Kia Bongo 4×4. Foto: Kia

A Kia Brasil iniciou a venda do Bongo K2500 4×4, ano/modelo 24/25, com preços mantidos de R$ 174.990 (sem ar-condicionado) e R$ 181.990 (com ar). Entre as novidades traz faróis de neblina com lâmpadas halógenas e para-brisa degradê como itens de série. O motor é o 2.5 turbodiesel de 130,5 cv.

O Bongo oferece tração integral com reduzida, sistema de controle de estabilidade (ESC) e alerta de frenagem de emergência (ESS).

O utilitário atende às mais diversas necessidades no transporte de cargas em baú, carroceria metálica ou de madeira, com capacidade de carga de 1.811 kg no chassi. A garantia é de 3 anos ou 100 mil km.

Lamborghini tem nova vitrine em São Paulo

Fachada Lamborghini, em São Paulo. Foto: Lamborghini

Ao abrir um novo showroom em São Paulo, a Lamborghini aproveitou para estrear o Huracán Sterrato, um superesportivo todo-terreno com motor V10 5.2 de 610 cv de potência que custa a bagatela de R$ 4,4 milhões. Apenas três unidades serão vendidas no Brasil.

A inauguração ocorre em um momento de crescimento da Lamborghini: globalmente foram 10.112 unidades em 2023, aumento de 10% em relação a 2022, enquanto a região das Américas emplacou 3.465 unidades, 9% a mais em relação ao ano anterior.

A marca italiana segue seu roteiro de eletrificação, que resultou no início da fase de hibridização em 2023 com o lançamento do Revuelto, seu primeiro superesportivo híbrido HPEV.

(*) Economista e jornalista especializada no setor automotivo, editora do portal www.viadigital.com.br e do canal @viadigitalmotors no YouTube. Acesse: linktr.ee/viadigitalmotors E-mail: [email protected]