As datas sazonais trazem altas expectativas de vendas, e o e-commerce ainda é uma forte alternativa para as compras. Segundo dados da Neotrust, empresa que monitora o e-commerce brasileiro, o faturamento de comércio online atingiu o valor total de R$ 6,5 bilhões de reais no Dia dos Namorados de 2022.
Por isso, as datas que movimentam o segmento, como Natal e Black Friday, são de extrema importância preparar o e-commerce para garantir que os consumidores consigam comprar, de maneira segura e facilitada, pelo desktop ou mobile. Isso porque, de acordo com dados da Sofist, consultoria que monitora lojas virtuais, um segundo de espera pode reduzir em até 27% a conversão das vendas.
“Com tantos canais de vendas e com a forte presença do digital, é preciso oferecer uma plataforma que tenha bom desempenho em todos os meios de acesso. Também devemos levar em conta que grande parte da população brasileira acessa a internet apenas pelo celular. Por isso, o site de vendas deve ser responsivo também para esse formato”, alerta Fernando Medeiros, CTO na FC Nuvem, frente da FCamara especialista em serviços gerenciados de TI, cibersecurity, data & analytics e multicloud.
Velocidade de carregamento:
nem 1 segundo de espera
A plataforma precisa rodar de forma rápida, pois esse é um aspecto que influencia muito a experiência do usuário. “A velocidade de carregamento evita a perda de vendas por lentidão, faz com que o cliente permaneça na página e, assim, afeta a forma com que o Google avalia a experiência de navegação e o ranqueamento do site nas buscas orgânicas”, explica o executivo.
De acordo com Afonso Schnaider, diretor comercial da Nação Digital, empresa do Grupo FCamara especializada em performance e growth, com foco em e-commerce e verticais em crescimento, é de extrema importância ficarmos atentos a essas avaliações do Google. “Um dos fatores de rankeamento do Google é a experiência que o consumidor teve em determinada página, e, avalia fatores como qualidade do conteúdo, velocidade, segurança, navegação e compatibilidade com dispositivos móveis”.
Fernando ainda destaca: “Devemos verificar e testar a infraestrutura da plataforma de vendas durante todo o mês em questão, e, dessa forma, garantir que a loja permaneça no ar durante os maiores picos de vendas.”
Nuvem ajuda a garantir estabilidade
]Para evitar instabilidades, a recomendação é entender quais são as expectativas de acesso e jogar uma margem de segurança em cima para assegurar a infraestrutura necessária. Se a ideia é ter 50% a mais de tráfego nas datas comemorativas, então a loja precisa se preparar para 70% a mais. O sucesso vem da prevenção. “Vale lembrar que a nuvem oferece recursos de auto-scaling, que ajustam automaticamente a capacidade do site para manter um desempenho constante e previsível. E o lojista é cobrado apenas pelo real uso e consumo de recursos do seu ambiente”, destaca Medeiros, que ressalta também que é indispensável ter instalado um certificado SSL. “A ausência do SSL afeta negativamente o posicionamento orgânico nos resultados dos sites de busca. Além disso, a certificação é uma exigência dos gateways de pagamento e deixa o cliente mais seguro em realizar a compra”, complementa.
Dessa forma, conclui-se que a prevenção é a melhor forma de garantir, não somente a estabilidade nos sites no momento da compra, como também garantir que a experiência do consumidor seja satisfatória antes e depois da compra. “Muito além dessa estabilidade, os serviços de cloud computing trazem outras vantagens, como eficiência e redução de custos, segurança dos dados, controle, não disrupção da migração de dados, flexibilidade, escalabilidade e recuperação de possíveis fatalidades”, conclui o CTO.