As empresas Cruise e Waymo estão operando automóveis totalmente sem motorista em San Francisco desde o início de 2022, embora com algumas restrições em termos de rotas e horários; são cerca de 550 carros desse tipo, que vem sendo chamados robotaxis.
Vivaldo José Breternitz (*)
Recentemente, o portal de notícias San Francisco Standard, informou ter ouvido diversas pessoas que estão utilizando os robotaxis não como um meio de transporte, mas sim como local para a prática de sexo!
Segundo os entrevistados, o banco traseiro de um automóvel em movimento não é o local mais confortável para se fazer sexo, mas as sensações trazidas pelo local não convencional, torna o ato mais divertido e emocionante.
Um estudo de 2018 de autoria de Scott Cohen e Debbie Hopkins, publicado na revista Annals of Tourism Research, já previa que isso poderia acontecer, com impactos negativos para o faturamento dos chamados “hotels by the hour”, equivalentes aos motéis brasileiros.
Quando um vídeo de um casal fazendo sexo em um Tesla em movimento, conduzido pelo piloto automático, viralizou em 2019, o CEO da Tesla, Elon Musk, não pareceu surpreso, twittando “há mais maneiras de usar o piloto automático do que imaginávamos…”
A Cruise e a Waymo têm câmeras e microfones dentro de seus veículos, que as empresas dizem ser necessários para segurança e suporte aos passageiros; seus usuários concordam em seguir regras fixadas pelas empresas, que proíbem explicitamente qualquer atividade ilegal ou comportamento inapropriado durante o uso dos serviços.
Apesar disso, não há registro de que as empresas tenham tomado quaisquer medidas para reprimir a prática, que mais que problema para as empresas, pode se transformar em caso de polícia.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da FATEC SP, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas.