A Robert Walters lançou a sua Pesquisa Salarial 2024 e com ela os destaques das principais tendências de contratação do novo ano, como médias salariais e cargos em demanda. Os resultados identificaram que as posições mais procuradas são:
- Gerente de Segurança da Informação
- Head de Dados
- Especialista de Inteligência Artifical
Bruno Martins, Head da área de recrutamento para a TI & Digital da Robert Walters Brasil, afirmou que uma habilidade em especial que as empresas procuram atualmente são pessoas que se adaptam rapidamente à mudança. Profissionais que se movem suavemente em ambientes voláteis, incertos, complexos e ambíguos e que são resilientes, estão em alta demanda quando falamos sobre soft skills.
“Antigamente, os mais requisitados eram pessoas que tivessem conhecimento técnico da tecnologia utilizada pela empresa, mas atualmente, não é só isso que conta”, comenta Bruno.
Hoje procuramos colaboradores que se adaptem facilmente às mudanças, que apliquem metodologias ágeis e que possam se mover com sua equipe, especialmente em um modo completamente remoto.
Colaboradores com senioridade e liderança também estão em alta demanda. “Você pode ter uma posição de desenvolvedor sem ter uma equipe, mas sua liderança ou senioridade é mostrada ajudando seus colegas, vendo como eles estão, como estão no dia-a-dia, como você pode ajudar a melhorar a organização e seu time como um todo.
É uma das habilidades essenciais na hora de contratar perfis de forma 100% remota. E por último, há muitas empresas estrangeiras que contratam talentos tecnológicos, por isso o Inglês também é fundamental’’ acrescenta ele. Antes de pensar em como atrair ou reter talentos de tecnologia, tenha o cuidado de perceber que tipo de organização é a sua empresa:
- Como está a marca do seu empregador tanto interna quanto externamente?
- Quantos candidatos do setor de tecnologia se candidatam às suas ofertas?
- Como estão os profissionais de tecnologia na sua empresa?
Também é importante esclarecer se sua empresa está na vanguarda da tecnologia ou está usando uma tecnologia um pouco mais antiga, mas vai migrar para a nova para entender qual é o melhor perfil para sua organização. Fonte: (www.robertwalters.com.br).