176 views 5 mins

Sistema ERP pode ajudar empresas na adaptação da Indústria 4.0

em Tecnologia
quarta-feira, 24 de março de 2021

A Indústria 4.0, também conhecida como quarta revolução industrial, se caracteriza pela evolução do processo produtivo. O conceito, desenvolvido pelo alemão Klaus Schwab, é baseado na interconexão entre tecnologias inteligentes e sistemas que possibilitam alta capacidade em toda a cadeia de produção e logística. A pandemia acelerou a nova era industrial.

Empreendedores precisaram encontrar meios de manterem os negócios produtivos, sem afetar a saúde dos colaboradores, a fim de garantir o posicionamento da empresa no mercado de atuação. Contudo, iniciar às pressas o desenvolvimento da modernização exige cautela. Criar um planejamento, listando em ordem de prioridade, as principais medidas a serem executadas para ter uma operação cada vez mais inteligente e com menos tempo de execução.

Segundo José Claudionor, CEO da ADV Tecnologia, empresa fornecedora de software de gestão, contar com um bom ERP é essencial para aplicação da Indústria 4.0. “Ter um sistema de planejamento de recursos empresariais é o início dessa caminhada. É impossível imaginar tecnologias como Big Data, Internet das Coisas (IoT), automação do chão de fábrica, entre outras, em uma empresa sem informações elementares, desde cadastros padronizados, operações de compras, vendas e controles da produção”.

. Automação do Chão de Fábrica: com essa alternativa, é possível fazer a gestão da produção de maneira remota. O módulo de Planejamento e Controle da Produção (PCP), presente em ERPs completos, deve ter características tecnológicas que garantam a conexão com equipamentos e os demais módulos do sistema. A principal funcionalidade é organizar o planejamento de atividades de cada etapa do processo, além de registrar qualquer ocorrência para análise e melhorias na cadeia produtiva.

. Big Data: uma das principais características da Indústria 4.0 é a capacidade de coletar uma grande variedade e um imenso volume de informações. Mas para essa funcionalidade fazer sentido é necessário contar uma ferramenta de análise. “O Advanced Business ERP disponibiliza a solução de Business Intelligence (BI), que permite conectar todas as bases de sistemas, planilhas e relatórios e realizar o processamento dos dados para gerar insights assertivos para o negócio”, explica José Claudionor.

. Internet das Coisas (IoT): o conceito desse recurso é a comunicação entre dispositivos inteligentes (sensores/equipamentos/softwares/APIs). A integração entre a IoT e o ERP gera informações imediatas sobre a produção. É possível receber alertas em tempo real sobre qualquer ajuste necessário na fabricação. Com isso, a estratégia aumenta o controle do processo industrial, reduz custos e evita desperdícios com matéria-prima.

. Computação em nuvem: a utilização do ERP na nuvem já é uma realidade em muitas organizações. Mas no conceito da Indústria 4.0, se torna essencial. A velocidade do processamento de informações exige o poder de colaboratividade do software online. Assim permite a inserção de dados em tempo real, processos corporativos interconectados e produtividade de alta performance.

. Cibersegurança: Segundo José Claudionor, a proteção dos sistemas utilizados também é fundamental em uma era tecnológica baseada em conectividade e informações. “Adquira ferramentas confiáveis para armazenamento em nuvem. No Advanced Business ERP fornecemos um provedor que detém o devido poder técnico e segue práticas internacionalmente reconhecidas para garantir que os dados estejam sempre seguros”.

O CEO finaliza aconselhando que os empreendedores enxerguem as oportunidades que estão por trás da quarta revolução industrial. “Entendam o cenário, o mercado e o perfil do seu cliente, pois essa nova realidade transformará a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos”. – Fonte e outras informações: (www.advtecnologia.com.br).