Com o objetivo de promover a conscientização da sociedade a respeito de práticas de prevenção contra golpes e fraudes e como parte da 6ª edição da Semana da Segurança realizada pela Febraban, o Itaú Unibanco apresenta dicas para navegar pela internet e por canais digitais de forma mais segura.
Confira:
- Crie senhas fortes – Sempre utilize uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Não crie senhas óbvias com informações pessoais, como nome completo e data de nascimento, por exemplo.
- Utilize um gerenciador de senhas – Para armazenar e gerar senhas seguras, priorize a utilização de um gerenciador de senhas. Nunca utilize o bloco de notas do celular ou caderno físico para armazenamento.
- Troque as senhas regularmente – Periodicamente, mude as senhas de acesso. Esse hábito é crucial, principalmente, quando suspeitar que alguma delas tenha sido comprometida.
- Habilite a autenticação de dois fatores – Para adicionar uma camada extra de segurança, opte por ativar a autenticação de dois fatores em todas as contas que oferecem essa opção. Utilize aplicativos de autenticação como opção de verificação.
- Para compras na internet, verifique o beneficiário do pagamento – E-mails de phishing frequentemente usam endereços que se parecem com os legítimos, mas com pequenas variações. Não baixe anexos e não clique em links de e-mails suspeitos.
- Desconfie de mensagem com senso de urgência – E-mails que exigem ação imediata, como “sua conta será bloqueada” ou “você ganhou um prêmio”, são frequentemente tentativas de phishing.
- Duvide de promoções e descontos exagerados – Se uma oferta é “boa demais para ser verdade”, provavelmente é golpe. Avalie a reputação da empresa que está veiculando o anúncio antes de realizar qualquer transação.
- Priorize o cartão virtual – Em compras online, opte pelo uso do cartão virtual e utilize o bloqueio do cartão físico para evitar a exposição dos dados.
- Verifique o beneficiário da transação – Caso decida pela compra do produto ou serviço, garanta que o nome da pessoa ou empresa que vai receber o pagamento é o mesmo do anúncio veiculado. Se não for, reavalie a compra.
- E, em caso de golpe ou fraude – Entre em contato imediatamente com o banco e faça um boletim de ocorrência no departamento de polícia mais próximo.
Qualquer pessoa pode solicitar o bloqueio da conta ou cartões de um amigo ou parente que passou por uma situação de roubo ou furto. O processo é simples e rápido e contribui para a prevenção contra golpes e fraudes. Fonte: (https://www.itau.com.br/seguranca).