227 views 3 mins

Rastreadores solares: inaugurado o Centro de Excelência em Sorocaba

em Tecnologia
quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Controladores eletrônicos Nextracker apresentados na fábrica da Flex em Sorocaba. Foto: prnewswire.com/reprodução

O principal projeto da América do Sul para P&D e treinamento de mão de obra do segmento de rastreadores solares inteligentes, o Centro de Excelência Solar do Brasil (CFSE) acaba de ser inaugurado em Sorocaba. A iniciativa da Nextracker™, líder global em rastreadores inteligentes, em parceria com o FIT (Flex Instituto de Tecnologia), é um investimento de vários milhões de dólares para apoiar o desenvolvimento da crescente indústria de geração centralizada de energia fotovoltaica.

O hub de tecnologia CFSE conduzirá estudos do ciclo de vida completo dos sistemas de rastreadores solares, incluindo desde o desenvolvimento projetos de estrutura, mecânica e elétrico, à sua construção, operação e manutenção. Os pesquisadores do CFSE realizarão, ainda, pesquisas aprofundadas e testes sobre dinâmica do vento, mecânica do solo e melhoria de performance do rastreador por meio de software e sistemas de backup de bateria.

O projeto Nextracker – FIT inclui uma instalação solar adjacente de 770 quilowatts (kW), de 30 mil metros quadrados, que servirá como um laboratório ao ar livre para a prototipagem e teste de novos produtos e ao centro de treinamento. De acordo com a Wood Mackenzie Power & Renewables, a Nextracker alcançou a primeira posição no mercado de rastreadores solares no Brasil com uma participação de mercado de 38%.

A empresa conquistou seis projetos nos últimos nove meses com capacidade acumulada de 2,6 GW, elevando o total de projetos de rastreadores no Brasil para 5,5 GW – seja em operação ou em construção. O Brasil é o mercado da Nextracker que mais cresce no mundo”, afirmou Dan Shugar, CEO e fundador da Nextracker. Para ele, a iniciativa é mais um passo para acelerar a indústria solar como a fonte de energia que mais cresce no mundo.

O novo hub brasileiro de P&D da Nextracker tem como modelo o Centro de Excelência Solar da empresa, localizado em sua sede em Fremont, na Califórnia. O rápido crescimento da demanda por novos projetos fotovoltaicos no Brasil levou a Nextracker a escolher o país para seu maior investimento em P&D e treinamento fora da América do Norte.

De acordo com a empresa de analistas de mercado Wood Mackenzie Power & Renewables, o mercado de rastreadores solares do Brasil está crescendo quatro vezes mais rápido que a média do mercado internacional, com instalações de rastreadores solares de eixo único crescendo 105% (ou 5,7 GW) em 2021. O Brasil tem como meta alcançar 45% de sua energia proveniente de fontes energia renovável até 2030. – Fonte e mais informações: (www.nextracker.com).