Embora possa ser traduzida como “habilidades pessoais”, a expressão “soft skills” é amplamente utilizada em nosso meio empresarial.
Vivaldo José Breternitz (*)
As soft skills são, em linhas gerais, as habilidades comportamentais que um indivíduo utiliza no exercício de suas atividades diárias; são relativas à forma com que esse indivíduo lida com as pessoas ao seu redor.
Embora as habilidades técnicas sejam vitais para as carreiras em tecnologia da informação, as soft skills são também extremamente importantes nessa área, onde profissionais precisam ser capazes de trabalhar em equipe. de comunicar ideias complexas em termos simples e de abordagens criativas para impedir as ameaças à segurança cibernética, por exemplo.
Tem sido muito comum encontrarmos profissionais com muitas habilidades técnicas em seus currículos, que conhecem várias linguagens de programação, metodologias e outras técnicas da área, mas também tem sido comum encontrarmos profissionais com sólida formação técnica com soft skills não suficientes para que atuem de forma eficiente.
Soft skills determinam o quão bem os profissionais trabalham com outros e abordam problemas; boa parte dos processos de seleção de pessoal para a área testam os candidatos nesse sentido.
Felizmente, os profissionais podem desenvolver soft skills ao longo de suas carreiras; inicialmente procurando o autoconhecimento e depois buscando aperfeiçoar-se em aspectos como trabalho em equipe, comunicação, curiosidade, criatividade e iniciativa.
(*) É Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor do Programa de Mestrado Profissional em Computação Aplicada da Universidade Presbiteriana Mackenzie.