147 views 2 mins

Primeira edição da Olimpíada Nacional de Nanotecnologia premia seus vencedores

em Tecnologia
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Após atrair mais de 6.100 alunos e 330 professores em sua primeira edição, a Olimpíada Nacional de Nanotecnologia (ONANO) aproveitará a cerimônia de premiação para lançar o e-book gratuito da competição e o calendário da 2ª edição. O evento, que premiará 469 medalhistas, ocorrerá no Auditório Ruy Barbosa da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em São Paulo, no próximo sábado, 15 de fevereiro.

Promovida pela Escola de Engenharia da UPM, com o objetivo de despertar o interesse dos jovens pela ciência e aproximá-los do universo da nanotecnologia, a iniciativa foi pioneira no país e aconteceu de forma gratuita e 100% digital, promovendo inclusão social e facilitando o acesso a conhecimentos avançados de nanotecnologia.

A estrutura da Olimpíada foi pensada para atender a diferentes níveis de ensino, com videoaulas ao vivo e materiais didáticos adaptados, os chamados NanoBOOKS. Além disso, os participantes enfrentaram desafios que incentivaram o pensamento crítico e criativo, com questões baseadas em cenários reais, abordando a aplicação da nanotecnologia em áreas como saúde, meio ambiente e indústria.

Para o Prof. Delmárcio Gomes, Coordenador Nacional da ONANO, o sucesso da primeira edição da Olimpíada reflete o compromisso da iniciativa em promover a ciência no Brasil e inspirar jovens a seguir carreiras nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). “Em 2025, a ONANO buscará ampliar ainda mais seu alcance, engajar novos estudantes e consolidar-se como uma referência na educação científica e na divulgação da nanotecnologia no país”, afirmou o professor.

A ONANO surge como um marco na educação científica brasileira, oferecendo aos jovens a oportunidade de se envolver com temas de vanguarda e estimular o desenvolvimento de novas ideias e soluções para os desafios contemporâneos (www.onanobrasil.com.br).