As metodologias ágeis estão transformando o ambiente de trabalho, elevando a experiência do cliente e aprimorando a excelência operacional em muitas organizações. Elas são um conjunto de práticas de gestão e desenvolvimento de projetos que prioriza a flexibilidade, a colaboração interdisciplinar e a eficiência na entrega de resultados, enfatizando a importância de responder de forma completamente adaptável e ágil às mudanças, ao invés de seguir rigidamente um plano pré-definido.
De acordo com Bia Nóbrega, especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional com quase 30 anos de experiência, uma transição significativa em sua carreira para atuar com essas metodologias foi vista como um salto no escuro. “Para aqueles com um mindset fixo, eu até parecia louca quando aceitei sair de uma posição de diretora para assumir um papel aparentemente menor em um banco digital, em 2019. Mas não foi loucura! Foi uma escolha estratégica para realizar um sonho maior: aplicar minha experiência em um novo contexto desafiador e impactar diretamente a experiência do cliente”, conta.
Rapidamente desafiada a assumir a liderança da área de Customer Experience (CX) do banco, criou uma estratégia focada em alinhar a experiência do colaborador à do cliente, uma visão que se provou acertada ao longo do tempo. “A integração entre os departamentos de Recursos Humanos e CX, sob uma liderança única, cria uma vantagem competitiva duradoura para a empresa, promovendo uma cultura organizacional centrada tanto no bem-estar dos funcionários quanto na satisfação dos clientes”, diz.
Para a especialista, a área de CX se tornou a guardiã da experiência do cliente dentro da empresa, exigindo um trabalho cultural intenso de alinhamento, capacitação e colaboração. Com a adição das metodologias ágeis ao seu portfólio, ela integrou os times de Agile Masters e Excelência Operacional, criando uma sinergia que ampliava a capacidade da empresa em responder às mudanças do mercado e antecipar as necessidades dos clientes.
“Nesta nova era, métodos tradicionais de gerenciamento estão cedendo lugar para abordagens que valorizam a inteligência coletiva e a descentralização da tomada de decisões”, comenta. A especialista demonstra que é possível e necessário transformar não apenas os processos empresariais, mas também a maneira como as organizações tratam seus colaboradores e clientes.
As metodologias ágeis aumentam a eficiência operacional e também fomentam um ambiente de trabalho onde a inovação é contínua e a experiência das pessoas — sejam eles clientes internos ou externos — é colocada no centro das estratégias corporativas. Este modelo antecipa o futuro do trabalho baseado na pessoa como centro e o redefine, promovendo uma cultura de trabalho que é ao mesmo tempo ágil e humana.
(Fonte: Bia Nóbrega, com mais de 25 anos de experiência como Executiva de Gente & Cultura e reconhecida como LinkedIn Top Leadership Voice, é uma especialista dedicada ao Desenvolvimento Humano e Organizacional).